A Criatura, de Laura Bergallo

| 31 de outubro de 2016 | 0 Comentários

Eugênio Klaus adora games. Ele é tão inteligente que trabalha para uma das maiores empresas de informática do país. Só que virou um cara tão ocupado que mal tem tempo para outras coisas. Ele desconta toda a sua raiva no Loser, um jogador virtual que ele mesmo criou. Só que o garoto não perde por esperar. Não é que o Loser cria vida e convida Eugênio para um combate no mundo virtual? Agora é pegar o controle e ver quem passa de fase.

Como um livro com uma sinopse tão fraca pode ter uma história tão boa???

Um livro de uma escritora que eu nunca tinha ouvido falar, a quantidade considerável de ilustrações, um tema que não me interessa (Mitologia grega. É isso mesmo, não gosto de mitologia grega. ME JULGUEM!!!) e ter APENAS CENTO E NOVENTA PÁGINAS. Tudo isso me fez falar mau do livro  antes de iniciar a leitura dessa preconceituada obra. Sim, fui preconceituoso com A Criatura e tomei um tapa na cara quando acabei a leitura.

Eugênio Klaus, um adolescente de quinze anos, é o mais brilhante profissional de informática na área de games que se conhece. Ele é chamado pra trabalhar em um novo projeto da Magnum Softwares, algo que é chamado de cibertransporte, uma tecnologia que transporta alguém para dentro do jogo. Essa tecnologia pode ser acessada por meio de um capacete que, cá entre nós, é maneirinho.

Quando Loser, um personagem jogável criado por Eugênio para perder pra ele, cria vida e lança um desafio a seu criador, o adolescente é levado a uma aventura dentro de Greeks, um jogo sobre mitologia grega.

Após ler esse livro, fiquei com uma vontade de jogar o jogo que se passa no labirinto do minotauro. Parabéns, Laura Bergallo, por nos dar vontade de jogar um jogo que nunca poderemos jogar! Obrigado! Laura é escritora e roteirista. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1958, onde mora até hoje, e tem dois filhos adolescentes.

Narrada em terceira pessoa, a autora escreveu uma história sem heróis. Ambos os personagens (Eugênio e Loser) fazem besteiras durante o livro e têm atitudes que não fazem o estilo “herói”. O protagonista é prepotente, egoísta e quer ser sempre ser o centro das atenções. O antagonista também não é “aquele vilão”, mas, por vezes, se mostra uma vítima de tudo o que Klaus fez com ele. Loser não é de todo vilão, mas não é herói também.

Que final surpreendente é esse!!! (NÃO, NÃO VOU DAR SPOILER!)

Publicada pela SM, em 2005, A Criatura é um livro muito bem ilustrado por Daniel Araújo. Deem uma olhada no Loser:Ilustração A Criatura

Bom, se você não é fã de mitologia grega, mas se interessou pelo livro, você não ficará perdido com tantos monstros e deuses, no final do livro tem um glossário que explica a história de cada personagem mitológico que aparece no livro.

Apesar de o livro ter sido lançado em 2005, ele é muito atual. A tecnologia dos games está em constante desenvolvimento e acho que o cibertransporte se parece um tanto com a Realidade virtual e seus apetrechos, óculos de VR, por exemplo.

“Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.” – Wikipédia.

É nessa mistura entre mitologia e tecnologia que o livro, nas suas 190 páginas, faz história.

The following two tabs change content below.

Daniel Silva

Eu sou leitor assíduo de Turma da Mônica Jovem e clássica, fãzaço de Emerson Abreu, Sidney Gusman e do mestre Mauricio de Souza. Amo quadrinhos, como já devem ter percebido! Não perco um episódio de Once Upon a Time, The Flash, Arrow, Legends of Tomorrow e Supergirl. Além disso, quando não estou lendo quadrinhos ou livros, estou desenhando ou escrevendo. Aqui, espero escrever sobre o que esse carioca ama, histórias!

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags:

Categoria: Ficção, Ficção Científica, Laura Bergallo, Literatura Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *