Angustia, de Gracíliano Ramos

| 11 de outubro de 2017 | 0 Comentários

Uma nova vizinha acaba com o sossego de Luís. Marina é uma jovem garota extremamente bonita que chama a atenção por onde passa. Aos poucos a amizade dos dois se torna intima até demais para a época e Luís acaba se sentindo obrigado a pedir a mão da menina mesmo sabendo que é mau negocio casar se com ela. Marina não fica nada contente pois sonhava com uma vida cheia de luxo como a da vizinha Dona Mercedes, mas acaba não falando nada com Luís que esgota as economias preparando tudo para o casamento. Marina já esta distante e infeliz, porem se nega a acabar com o noivado e Luís tampouco. Um dia quando está voltando para casa mais cedo do trabalho ele vê Julião e Marina trocando olhares. Isso foi mais do que suficiente para romper com o noivado. Pouco tempo depois Julião e Marina estão de namoro.

Luís é uma pessoa comum que trabalha e consegue dinheiro da forma que pode. Ele tem ódio de Julião porque Julião é um rato com conversa mansa que age como se fosse dono de todos os lugares. Para Luís existem vários Julião em todos os lugares que vai, assim como existem várias Marinas. Luís fica um pouco obcecado com o termino do namoro e passa a seguir os dois. Marina é o retrato das garotas bonitas da época que lê romances água com açúcar e se impressiona com eles. Admira Dona Mercedes que tem um caso com uma figura importante e envia dinheiro ao marido.Vitoria a empregada da casa de Luís é uma pobre criatura que enterra dinheiro no quintal e não tem muitas ambições fora contar o dinheiro todos os meses, pensa apenas nisso.

A visão que Luís tem das pessoas e dos objetos a sua volta não é nem um pouco fantasiosa como nos livros de romance em que as pessoas nunca vão ao banheiro, se emocionam por tudo e nunca ofendem ninguém a menos que sejam vilões malvados. Seu passado no interior retrata uma vida simples e cangaceiros como se fossem heróis. Luís odeia a formação da sociedade e não se sente bem na presença de Julião. Ele retrata a vida na redação e como faz aquilo que lhe mandam mesmo que não goste de fazer aquilo.

Angustia é considerado um clássico da literatura e retrata bem o Brasil, mais precisamente o nordeste, na época em que foi escrito. É um livro real com personagens reais, com senhoras gordas que arrastam seus filhos pela rua e prostitutas que ganham a vida na rua da Lama. Com Marinas sendo enganadas por homens de conversa mansa. É um livro com pessoas com defeitos e desejos, principalmente defeitos.

Jessica Allana

The following two tabs change content below.

Allana

Ler livros começou como uma diversão e agora simplesmente não consigo parar. Gosto de livros antigos que retratam uma época diferente da minha, mas leio qualquer coisa que colocarem nas minhas mãos. Minha unica fraqueza é gostar de todos os livros que leio.

Últimas Postagens de Allana (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags:

Categoria: Romance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *