Cidade dos Ossos [Os Instrumentos Mortais #1], de Cassandra Clare

| 22 de abril de 2014 | 0 Comentários

Capa Cidade dos OssosTudo que Clare viveu até hoje é uma mentira.

Clare é uma garota “normal” que vive com a mãe Jocelyn, sem conhecer seu pai. Clare admira o dom que sua mãe tem para pinturas e sua beleza que ela não vê em refletida em si mesma, mas tem problemas de memória e se pergunta porque a mãe não tem fotos de seu pai em casa. O melhor amigo de Clare, Simon é apaixonado por ela sem que ela perceba e toca em uma banda que nunca tem um nome definido e seu padrasto Luke tem um sebo perto de East River.Essa é toda a vida que ela conhece.

Um dia Clare acompanha Simon até o Pandemonium, um bar para Dowloaders. Ela repara em um garoto bonito com cabelos azuis e ao ver esse garoto seguindo uma menina muito bonita até uma porta ela continua olhando, até que percebe que dois caras com uma faca estão indo atrás do garoto. Ela diz para Simon avisar os seguranças e entra na porta onde os quatro entraram. É claro que isso não dá certo, a garota bonita e os dois garotos armados parecem torturar o cara com cabelo azul e quando finalmente o “matam” ele desaparece em meio a fumaça. Nesse momento os seguranças aparecem , mas não são capazes de ver os garotos que estão a sua frente.

Ela não sabe como explicar, mas também não tem tempo. No outro dia sua mãe anuncia que estão indo passar o verão em uma fazenda isolada, mas Clare sai com Simon irritada, pensando que aquilo era um castigo. Ao chegar em casa ela constata que a mãe não está mais ali e que foi atacada por alguma coisa. Ela uma coisa parecida com um escorpião e luta com essa coisa, Quando estava quase morreno, o garoto da festa aparece e salva Clare, levando-a para o Instituto, onde são treinados os Caçadores de Sombras. O garoto se chama Jace Wayland e ele é um caçador de sombras, que não tem familia. Nesse lugar ela se recupera e vai em busca de informações sobre a mãe. Enquanto está no Instituto Simon ajuda Clare em todas as situações dificeis e declara seu amor por ela, que sem perceber acaba dando falsas esperanças ao rapaz. Não muito depois Jace leva Clare até a estufa e mostra uma flor que só abre a noite. Quando chegam ao dormitório os dois encontram Simon, que fica profundamente desapontado e vai embora furioso.

Hodge, o mentor de Jace e chefe do Instituto os manda a casa de Dorothea, uma bruxa fajuta que é possuída por um demônio, no meio da luta Alec e Isabele (o outro garoto e a a garota bonita do Pandemonium) ficam bastante feridos e são levados de volta para o instituto.

Hodge trai a todos entregando a taça e Jace a Valentine, para se livrar de uma maldição dada a ele pelos membros da Clave, órgão que fiscaliza os atos de caçadores das sombras e Dowloaders.

Clare fica presa em uma bolha até que essa se desfaça e ve Hodge entregando a taça a Valentine, que tem propósitos sinistros para ela. Quando consegue se libertar Clare persegue Hodge até ele ser atacado por Luke, em forma de lobo, que a leva para uma delegacia de policia abandonada em Chinatow.

Luke conta a Clare, para sua surpresa que é uma caçadora de sombras e que sempre foi apaixonado por sua mãe, mesmo quando ela decidiu se casar com Valentine, que Jocelyn era de uma familia nobre que morava em outro país, teve um filho que morreu em circunstancias muito trágicas, junto aos seus avós, que ela é filha de Vaentine, que a mãe é uma fugitiva do Círculo, uma instituição amendrontadora que foi criada por Valentine para exterminar todos os Dowloadders do mundo, mas que a mãe e Luke junto ao povo das fadas e os vampiros ajudaram a exterminar e agora estão em perigo.

Juntos eles conseguem descobrir onde fica o covío de Valentine e o invadem com uma alcatéia.

Clare consegue chegar até sua mãe que está acorrentada e enquanto foge encontra Jace e ve Valentine chegar e chamá-lo de filho. Jace parece muito feliz, mas Clare está com medo. Valentine conta para Jace que Clare e ele são irmãos antes que Luke entre e os dois comecem a travar uma luta que quase termina com a morte de Luke. Valentine se aproveitando do amor de Jace foge para um país distante por um espelho.

Resta a Jace e Clare ficarem e limparem a bagunça, contando a todos que são irmãos e que Valentine é seu pai, esperando que Jocelyn acorde do profundo coma, que os médicos não conseguem explicar e cuidando dos mortos e feridos.

Livro no estilo adolescente, uma combinação de Harry Potter com Crepúsculo e Ex-Man. Apesar da temática já bastante explorada nos últimos tempos o livro não é cansativo, nem massante. Tem um ritmo de história interessante e a única coisa que me parece fora do lugar são esses romancinhos sem água nem açúcar, mas que parecem fazer parte de qualquer livro adolescente. Eu gostei, muito embora venha me cansando desse tipo de livro tenho que admitir que o li até o final sem enjoar nem odiar nem um personagem idiota. Achei todos os personagens legais e com características próprias, mas como em muitos livros que eu venho lendo ultimamente percebi que falta um pouco do encantamento da parte do leitor pelos personagens.

Nota: 4/5

Biografia: Cassandra Clare, pseudônimo de Judith Rumelt, é filha de pais norte-americanos, nascida em Teerã, no Irã. Passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família. Viveu na França, Inglaterra e Suíça antes de completar dez anos de idade. Com as frequentes mudanças de sua família, Clare encontrou familiaridade nos livros e sempre encontrava-se com um debaixo do braço. Estudou em um colégio de Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado “The Beautiful Cassandra”, baseado na história homônimo de Jane Austen.

Após a faculdade, Clare começou a trabalhar em inúmeras revistas de entretenimento e tabloides, incluindo The Hollywood Reporter.
Cassandra também é a mais famosa escritora de fanfics de Harry Potter e causou polêmica quando ameaçou queimar os livros da série quando JK Rowling afirmou que o casal Harry/Hermione jamais aconteceria. Ela também é amiga da escritora Holly Black, e seus livros ocasionalmente se coincidem, com Clare mencionando personagens dos livros de Black e vice-versa.
Outros livros: Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas, Cidade do Fogo Celestial, Anjo Mecânico, Príncipe Mecânico, Princesa Mecânica, Dama

Da Meia Noite, Príncipe das Sombras, A Raínha do Ar e Da Escuridão, Cadeira de Espinhos, Cadeira de Ouro e Cadeira de Ferro.

VEJA TAMBÉM

Harry Potter e a Câmara Secreta, de J.K Rowling O segundo título da série, "Harry Potter e a Câmara Secreta", foi publicado em 2 de julho de 1998. Permaneceu por um mês como o livro de capa dura para adultos mais vendido após sua publicação. Harry Potter é um bruxo. Ele está no segundo ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os três ami...
Eclipse , de Stephenie Meyer Com a volta permanente de Edward para Forks, Bella está muito feliz, porém nada poderia ser cem por cento fácil. Charlie colocou Bella te castigo por ter fugido para a Europa e está restringindo as visitas de Edward, e Jacob não que mais falar com a garota e afirmou se a garota se transformar em vam...
O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculi... A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a junção de título comprido e os belíssimos trabalhos gráficos. A obra tem uma capa que chama a atenção e remete a uma atmosfera de mistério ou terror e as ilustrações internas proporcionam aquela sensação de estarmos tendo acesso a registros ...
The following two tabs change content below.

Audrei Bittencourt

Sou uma pessoa diferente, temperamental, com gênio muito forte, divertida e inteligente, gentil e amiga. Tenho paixão por livros desde a primeira série do fundamental e leio pelo menos um por semana. Meus estilos preferidos são romance, terror, mistério e suspense. Autora de "Normalidade" da coleção " A Ceifeira". Técnica Agrícola e Agropecuária, estudante de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UERGS, escritora nos blogs, Resenhas De Livros vinculado ao site Ler Livros Online e De Olho Em São Marcos e autora de “Normalidade” da série A Ceifeira.

Últimas Postagens de Audrei Bittencourt (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Aventura, Fantasia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *