Confie em mim, de Harlan Coben

| 5 de março de 2017 | 7 Comentários

capa do livro confie em mim.jpeg

Está na hora de você parar de ler esses romances embutidos com suspense que é semelhante a meios gatos pingados. Meu caro, Confie Em Mim, é um livro perfeito para quem sente atração por um bom e intrigante suspense. Harlen Coben¹ promete nos deixar com pulgas atrás da orelhas, em cada linha que é traçada em sua obra tão bem aclamada por todo o mundo. Antes de começar essa resenha quero afirmar; esta foi a primeira obra que li do autor. A primeira de muitas outras, sem alguma dúvida.

Escrever essa resenha é um tanto desafiador. Perante a obra que acabara de ler. Vale salientar a atenção do leitor em cada mínimo detalhe descrito durante a trama de Harlen Coben.

O livro é narrado em terceira pessoa. Os capítulos seguem o roteiro normal, não são divididos em narração. Mas, o autor com suas habilidades brilhantes, não esconde, e, nos mostra todos os lados e pensamentos gerados por todos os envolvidos.

A trama é retratada em um subúrbio de Livingston, New York. O Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, se veem em um beco sem saída. O seu filho, Adam, cada vez mais se distanciava deles. Ora mentia, ora fugia de casa. Sem ao menos avisar. Pois bem, os pais de Adam, parecem serem dotados de um “gene superprotetor”. Eu diria. Mas, após o horrível acontecimento que tinha surgido ali, os pais, cada dia mais se preocupavam com a saúde mental e física de seu filho. Adam recentemente tinha perdido seu amigo, Spencer, que havia se suicidado. Com medo e receio de que seu filho pudesse seguir o mesmo rumo, eles resolvem bisbilhotar as redes sociais e todo o seu acesso ao computador, através de um programa de vigilância. E com isso vem as revelações… O que deixa todos surpresos. Adam estaria mentindo para eles esse tempo todo? O que o filho fizera na noite do possível suicídio do melhor amigo? O que Adam estaria escondendo de seus pais?

“Porque o desespero é assim: por mais que se tente escondê-lo, sempre é possível sentir seu cheiro.” ² 

Por outro lado, Harlan nos introduz um homem, cujo havia se separado de sua mulher, os motivos? brigas e traições. Guy Novak, como assim é chamado, vive sozinho com sua filha de 11 anos. A pobre Yasmin sofre constantemente com um problema, na qual seu professor, por descuido pedagógico, colocara em suas costas.

Os problemas entre famílias não acabam por aí. Betsy, mãe do garoto que havia praticado suicídio, inconformada com a sua perda, resolve averiguar melhor o caso. Durante sua análise entre um memorial feito pelos seus colegas para o filho, ela encontra pistas, e se seu filho não tivesse cometido um ato tão triste e vergonhoso? Ela estava convicta que precisava avaliar melhor o caso.

Por outro lado temos Nash, que perdera a sua mulher pro câncer. Ele, se ver envolto em um paradóxico, o que eu chamaria de “o labirinto de Dédalo“³. Usando argumentos toscos para apaziguar seus motivos para cometer tão grandes crimes.

Crimes, filhos meramente problemáticos, segredos, pais desesperados e aptos para fazer qualquer coisa para proteger as suas crias. O que melhor precisa para se construir um bom mistério? Harlan parece ter a receita completa.

Em todo esse emaranhado de contendas, mistérios, e segredos estaram sendo revelados da pior forma possível nessa cidade pacata. Nesta maravilhosa obra, como diria meu escritor favorito de suspense; Dan Brown:

“É um livro que te seduz no primeiro capítulo para te chocar na primeira.”

Criticas a parte, estou convicto de que é surpreendente a construção de cada personalidade no enredo. A narração é tão leve e quando você menos pensar já se passaram horas e você continua com o livro em seu frente. Sabe, muitas vezes lemos livros e algumas vezes existe aqueles personagens que só estão lá para preencher as folhas brancas. No caso de Confie em Mim, essa regra não é aplicada. E outra observação; não adianta tentar decifrar o mistério, você será surpreendido.

Harlan, também nos instiga e nos coloca do lado dos nossos pais; ele demonstra meticulosamente que não se trata apenas de uma super proteção fraternal, e que se trata, sobretudo, de segurança. Neste mundo poluído por tudo o que é de ruim. Estão, este é um livro que você e seus pais precisam ler. Suas reflexões são inteiramente reais e profundas. A tecnologia mencionada realmente existe. Uma obra que mereceu todo o destaque atribuído a ela.

“A mesma coisa que nos enche de coragem e pela qual vale a pena morrer também nos enfraquece”. ³ 

Notas:

[1] Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se actualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.

[2] Confie em Mim, Harlen Coben, ebook. Capitulo 22, página 202.

[3] Confie em Mim, Harlen Coben, ebook. Capitulo 37, página 360.

The following two tabs change content below.

Leandro Santos

HEy-Oh! Me chamo Leandro, Léo para os íntimos. Tenho exatamente 18 anos. Atualmente, estou cursando Geografia na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Minha paixão pelas palavras, diferente de muitos, não começou na infância. Mas, na minha adolescência! Ela, é sem duvidas alguma, o meu álibi. Dentre os meus autores favoritos estão; Veronica Roth, Rick Riordan, Kiara Cass e Dan Brown. Taylor Swift, Avril Lavigne, Dani Araujo e Justin Bieber estão entre os artistas que não podem faltar na minha playlist. Sobretudo sou guiado pela graça divina de Cristo, o meu Senhor e Salvador. Minha conta oficial no twitter é @cristoehtop denunciem todo e qualquer conta falsa. "A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens." - Marquês de Maricá.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags:

Categoria: Suspense

Comentários (7)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Gabe disse:

    ❤❤❤❤

  2. Lucas disse:

    Ótima resenha e escrita❤

  3. Ronaldo disse:

    Ótima escrita👏

  4. Anderson disse:

    Adorei a resenha, me deu vontade de ler o livro. Parabéns pelo texto Leandro. Te amo ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *