Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática, de Thalita Rebouças

| 24 de outubro de 2016 | 0 Comentários

Resultado de imagem para confissões de uma garota excluída“Tetê acaba de se mudar com a família toda para a casa dos avós em Copacabana, no Rio de Janeiro. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai perdeu o emprego, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo.

Além de perder a privacidade – tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo –, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.

O lado bom foi se livrar do antigo colégio, onde sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa… O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola e sem conhecer ninguém. Ela morre de medo de ser excluída, de não fazer amigos ou de sofrer bullying novamente.

Apesar de ser uma garota divertida e bem-humorada, ela está mal. Ou talvez seja um pouco de drama, porque no primeiro dia de aula as coisas já parecem um pouco diferentes… Com o tempo, ela vai percebendo que sair da zona de conforto e enfrentar seus medos é a única maneira de ser feliz.”

O livro conta a história de Teanira, ou mais conhecida como Tetê. Uma garota que mudou de escola e acabou de entrar no Ensino Médio. A protagonista nunca teve uma pessoa a quem pudesse chamar de melhor amigo e quase sempre sofreu bullying. Logo no primeiro dia na nova escola, a garota acaba fazendo dois melhores amigos e criando uma nova paixonite por tabela. Só que esse é apenas o primeiro dia de um ano cheio de falhas, novidades e imperfeições na vida de Tetê.

Os personagens desse livro são particularmente incríveis. Ri, sofri, senti a vergonha alheia junto da Tetê em todos os momentos que ela cometia uma trapalhada por causa do seu jeito tímido e, ás vezes, ingênuo. Os personagens secundários fizeram com que eu risse demais; afinal, quem é que não dava pelo menos um risinho em cada fala do Zeca ou do Davi. Eu me apaixonei totalmente pelo Erick, mas o Dudu conquistou o meu coração e vai ser para sempre. O Romildão também ganhou a minha atenção, porque, pelo menos para mim, ele é o melhor psicólogo de todos os tempos.

A capa desse livro é simplesmente incrível, linda e maravilhosa além do título que é engraçado e realmente condiz MUITO com o contexto da história. Depois de ler o livro e refletir um pouco, reparei que, ás vezes, nós acabamos cometendo atos de bullying que podem não podem ser nada pelos olhos do atuador, mas sobre os olhos de quem sofre é uma coisa ruim e que fica grudada em você. A Tetê mostrou que se você se arriscar e tentar ter uma amizade com aquela pessoa que não conversa com ninguém, pode ser uma ótima ação e, de quebra, você ganha um ótimo amigo. Eu acabei me identificando muito com a Tetê e acho que muitas pessoas vão se identificar, pois é teoricamente impossível você se sentir no topo do mundo em todos os momentos da sua vida. E lembrem-se, sempre que alguma coisa estiver acontecendo com você, fale com alguém. Sempre vai ter alguma pessoa para te escutar e te ajudar a tomar alguma atitude.

Uma parte que eu adorei nesse livro é que a Tetê adora culinária e em quase todos os capítulos ela deixa umas receitas e o modo de fazer e eu garanto, ficam uma delícia. Além de tudo isso, a Tetê acabou falando por muita gente que já sofreu bullying e com um humor e clareza incríveis e apesar de ela falar sobre um tema polêmico, ela utiliza uma linguagem totalmente descontraída e adolescente. Resumindo em poucas palavras eu o descreveria como: humorizadamente impactante e real. Indico para todos os que gostam de literatura juvenil e de livros bem humorados. Nota 5/5.

Comentem o que acharam do livro e da resenha. Kisses sweethearts.

The following two tabs change content below.

Luana Lira

Sou a Luana e amo ler. Comecei a ler desde pequenininha e me apaixonei. Também gosto de escrever então pensei: por quê não juntar o útil ao agradável? Sigam-me, se quiserem: Twitter - @luaa_lira Wattpad - @lualira10 Skoob - http://www.skoob.com.br/perfil/lualira

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Adolescente, Comédia, Literatura Juvenil, Literatura Nacional, Thalita Rebouças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *