O Diário de Carson Phillips, de Chris Colfer

| 15 de abril de 2017 | 0 Comentários

Capa O Diário de Carson PhillipsDo mais recente “primeiro o filme, depois o livro”, O Diário de Carson Phillips narra o dia-a-dia nas “trincheiras” que é a vida de Carson, um jovem ambicioso que está prestes a terminar o ensino médio e entrar para a faculdade, mas antes precisa cumprir algumas metas; e, sério: ele não está a fim de papo furado.

Nenhum outro livro te faz amar um personagem arrogante, como O Diário de Carson Phillips faz (Mas e o Christian Grey? Ah, existe uma grande diferença, Carson não é multimilionário – ou qualquer outro sinônimo de rico). Neste livro, Chris Colfer dá um chute no traseiro da sociedade, ao mesmo tempo em que chuta o nosso traseiro. Em um mundo onde a hipocrisia serve como base para o ensino (e para a vida), Carson Phillips tem um olhar profundo sobre cada detalhe, isso por que grande parte do livro é narrado pelo próprio Carson como páginas de um diário. Com um humor acido, e opiniões que poucos engoliriam (tô sentido cheiro de auto identificação), Carson não é apenas um personagem, ele é o retrato de boa parte dos adolescentes de todo o mundo, e esta resenha é especial para quem ainda não leu o livro nem teve um encontro com esta incrível obra.

“A gente não escolhe de onde vem, mas sempre pode escolher pra onde vai.”

Nascido em uma droga de cidade pequena (nas palavras dele próprio), Carson até ensina como chegar a Clover sem usar um GPS: “dirija-se à esquina entre Nada e Lugar Nenhum, vire à esquerda e você encontrará Clover”. Carson se define como “um jovem liberal (…) implorando para ser resgatado pelos braços da educação”, mas não a “educação”, ele se refere a coisas realmente importantes como… ser editor da Ne Yorker, ao invés de perder tempo estudando álgebra.

Além de ser filho de pais separados e ter uma avó com Alzheimer (o único parente pela qual ele tem algum tipo de apreço positivo); como em toda pirâmide do ensino médio, é meio obvio que Carson fazia parte da base da cadeia alimentar. Mas, felizmente, uma mente aberta traz planejamento e paciência (certo?). É nesse momento em que entra sua habilidade de escrita.

“Hoje em dia, os adolescentes não querem escrever nada, a menos que tenha cento e quarenta caracteres ou menos.”

Com a iminente possibilidade (até mais do que isso) de ser chamado para a faculdade de seus sonhos, Carson decide criar uma revista literária na sua escola. O único problema é… Ele parece ser o único que gosta de escrever. E não é pra menos, praticamente edita só o jornal da escola e é um dos únicos membros, senão O Membro, do clube de Redação. É então que sua experiência escolar entra e ação; Não positivamente, ele sabe, mas necessariamente e positivamente para ele. Com a ajuda da única pessoa que poderia chamar de “amiga”, Malerie, é então que obter colaboradores para seu projeto se torna não apenas uma tarefa, mas também uma missão.

Antes de sua publicação, O Diário de Carson Phillips foi filme, onde Chris Colfer atuou no papel principal de Carson. Um detalhe interessante, pois o mesmo já afirmara que muita coisa no livro/filme é baseada em suas experiências no ensino médio. Colfer também já atuou na série Glee, como Kurt (personagem criado especialmente para ele, inclusive).

O livro, definitivamente, é para ser saboreado. Apesar de poder ser lido em um único dia (como muitos costumam fazer), a divertida – e bem sincera – narrativa não apenas te faz pedir por mais, como também surpreende. Um livro terrível para quem apenas quer passar o tempo, mas perfeito para todo o resto.

Felipe (Élly)

The following two tabs change content below.
Sou fã da escrita e da leitura. Desejo ser cineasta, mas enquanto não, curto embarcar nas aventuras literárias de autores como John Green, J.K. Rowling, Agatha Christie... Gosto de livros no geral, mas tenho preferência por drama, fantasia, aventura, romances policiais e suspense. Vejo nas resenhas uma maneira de compartilhar o que leio e, ao mesmo tempo, conversar com outros leitores; oque se torna uma via de mão dupla quando eles lêem o que sugiro, e chegam a comentar. Obs: sou de Humanas.

Últimas Postagens de Élly (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags: , ,

Categoria: Adolescente, Comédia, Drama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *