Dom Casmurro, de Machado de Assis

| 29 de novembro de 2016 | 0 Comentários

Dom Casmurro

Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário.

Esse livro é um clássico da literatura brasileira, que tem como narrador um dos principais personagens da história , que conta seu romance com sua amiga de infância e esposa , Capitolina, a famosa Capitu. Apesar de ser escrito em primeira pessoa por Bentinho, o roteiro nos leva a ter Capitu como a protagonista e personagem principal, pois ela que sabe a trama da história e a única, além de Escobar, melhor amigo do narrador, que poderia responder à pergunta principal da obra.

Dom Casmurro é um livro muito bem elaborado, que foi escrito há muitos anos atrás por Machado de Assis e retrata uma época diferente da atual, entretanto não considero um livro difícil de ler, pois tem uma linguagem simples e acessível.

A única coisa que tenho a reclamar desse livro, é que por ser escrito em primeira pessoa o leitor fica preso a uma visão subjetiva dos fatos e em alguns momentos do livro você provavelmente ficará perdido se o que Bentinho descreve ocorreu ou se ele está corroído pelo ciúme. Entretanto, ainda considero uma leitura fascinante, porque me despertou a curiosidade sobre a personalidade de Capitu, seria ela uma mulher apaixonada? Ela o traiu? Bentinho estaria louco? São tantas perguntas durante a história, que duvido que ao final do livro consiga responder a todas.

No início da obra há uma pequena amostra dos personagens, mas conforme o leitor vai se adentrando ao universo criado, os fatos começam a ocorrer mais rápido e isso torna as reflexões menores, assim como, a visão subjetiva do autor vai ficando cada vez maior.

Capitu não era santa, é verdade. Porém, essa afirmação é suficiente para culpa-la por adultério?

No início da obra, o leitor é apresentado a infância de Bentinho e Capitu, aos momentos de carinho e romance entre os dois, em alguns capítulos o autor descreve alguns episódios que tornaram a amizade infantil em romance, assim como, a promessa da mãe de Bentinho: torna-lo padre.

No meio de encruzilhada, de um lado o desejo de sua mãe de tê-lo no celibato, de outro o amor e o desejo que ele sentia por Capitu. Nesse ponto, tem-se a primeira descrição de Capitu que foge da garota risonha e educada, de acordo com José Dias, conselheiro de Dona Glória, Capitolina tinha olhos de cigana dissimulada.

As declarações sobre o caráter da garota começam logo nas primeiras páginas perante os questionamentos de Bentinho sobre sua afeição, mas ganham força após ela se tornar uma mulher formosa e a visão que temos dela após o funeral de Escobar estão dominadas pela cólera de Bentinho, o que torna impossível saber o que de fato ocorreu.

Em instantes, fatos do passado começam a retornar sob um prisma acusatório, do sorriso ao olhar, Bentinho acusa a mulher de adultério e cabe ao leitor diferenciar o que é real e o que é imaginário. Desse modo, o mistério continua e milhares de leitores criam sua própria conclusão sobre a história.

Convido você a se aventurar por essa história tão bem escrita e elaborada, que nenhum leitor pode afirmar com certeza o que ocorreu sem hesitar e cogitar, assim como, considerar o momento histórico da obra e todo o desenvolver da trama.

VEJA TAMBÉM

Obsidiana , de Jenifer L. Armentrout Imaginem um livro que vai prender você até o final? Obsidiana! Sem duvida Obsidiana! Primeiro livro da Saga Lux da autora Jenifer L. Armentrout, publicado pela a editora Valentina aqui no Brasil no ano de 2015. O livro possui 320 páginas, dstribuidas em 30 capítulos. Apesar de ser o primeiro livr...
The following two tabs change content below.
Meus dois interesses principais: Livros e Música. Não tenho nenhum escritor favorito; Amo escrever. Prazer, esta sou eu.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Literatura Nacional, Machado de Assis, Romance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *