Entrevista com Marcia Kupstas

| 18 de novembro de 2016 | 10 Comentários

Resultado de imagem para marcia kupstasNossa parceira, a Editora Ática, teve a ideia do blog Resenhas de Livros entrevistar Marcia Kupstas, uma das autoras conhecidíssimas no Brasil pelos seus livros publicados (são mais de 160) infanto-juvenis que fizeram muito sucesso e (claro) nós achamos a proposta incrível. Então leiam a seguir a conversa com Marcia Kupstas.

Marcia, sabemos que você tem muitos livros publicados. Como é que você teve a ideia para cada um deles? Pois sabemos que, às vezes, trabalhar com a criatividade é muito difícil.

Inspiração. Faço a seguinte analogia: de onde vem um gol? Os 11 jogadores conhecem as regras, estão em boa forma, estão em campo, por que um cara consegue perceber a oportunidade, pega a bola, dribla os rivais e marca o ponto? É uma mistura de oportunidade, talento e determinação. Escrever é a mesma coisa. O escritor tem de ter talento e habilidade, dedicação e esforço para escrever… Este ano completo 30 anos de carreira, então encaro a literatura com muita seriedade, É minha profissão, nãResultado de imagem para marcia kupstas livroso depende de instantes de inspiração, mas da junção destes esforços.

Referente a “UM AMIGO NO ESCURO”. Você sente que a Luciana ou o Miguel têm algumas características suas?

Gosto muito de ambos e de certa forma os dois têm características minhas. A curiosidade de Luciana, sua vontade de ser amada, de ter amigos; o prazer da leitura e a sensibilidade de Miguel são elementos com que me identifico.

Desde sua longa carreira até aqui, qual é o seu livro publicado que você mais gosta?

Escolher um livro meu dentre mais de 160? Difícil! Sou mãe generosa, cada livro é um filho, como é que uma mãe prefere um filho a outro? Tem filho que é mais rico, outro mais popular, outro mais complexo, eu amo a todos porque, em algum momento de minha carreira, eles fizeram parte de mim, foram importantes em minha vida.Resultado de imagem para marcia kupstas livros

A senhora sabe de alguns meios de leitura virtual que existem hoje em dia, você acha que eles vieram para melhorar e fazer com que a população leia mais ou esses meios podem ser descartados?

 Sem dúvida lê-se bem mais hoje do que há 30 anos. As redes sociais, internet, mensagens por celular, pesquisas em Google, etc. fazem as pessoas mais ágeis com a palavra escrita. Pode ser que os jovens, por exemplo, não leiam aquilo que os educadores gostariam, mas que este leitor jovem tem mais habilidade leitora, isto é um fato e uma esperança de que possa evoluir para leituras mais densas.

E você prefere lResultado de imagem para marcia kupstas livroser virtualmente ou com o livro em mãos? Quais gêneros são os seus favoritos?

Sou leitora voraz e também assumi os e-books com entusiasmo. Geralmente leio ficção e por lazer nos e-books, e faço pesquisas ou leio teoria em livros de papel.

Você já leu algum livro de um escritor novo que não tem tanta experiência e qual foi o seu predileto?

Prefiro não citar nomes, mas li sim gente mais nova no mercado.

E por ultimo, qual dica você daria para os escritores que estão começando agora?Resultado de imagem para um amigo no escuro

O escritor tem de ser humilde, talentoso e persistente. Humilde para entender que SEMPRE se pode e deve reescrever, ficar atento a estilo, beleza da frase, opções de sintetizar ideias e
evitar defeitos de linguagem. Talentoso porque só o querer não faz o livro, tem de ter uma habilidade e sensibilidade com a palavra e persistente pra ouvir recusas, refazer a obra, mostrar de novo, procurar outros canais de expressão.

Agradecemos à Editora Ática por nos proporcionar a entrevista e à Marcia Kupstas por dispor um pouco de seu tempo para responder as nossas perguntas.

Comentem se gostaram da entrevista e se o resultado for positivo podemos fazer mais entrevistas com outros autores. Kisses sweethearts.

 

 

 

 

Um amigo no escuro, de Marcia Kupstas

http://www.aticascipione.com.br/vitrine/Marcia-Kupstas/N-j8sfgg

 

The following two tabs change content below.

Luana Lira

Sou a Luana e amo ler. Comecei a ler desde pequenininha e me apaixonei. Também gosto de escrever então pensei: por quê não juntar o útil ao agradável? Sigam-me, se quiserem: Twitter - @luaa_lira Wattpad - @lualira10 Skoob - http://www.skoob.com.br/perfil/lualira

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags:

Categoria: Editora Ática, Entrevistas, Literatura Nacional

Comentários (10)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Bea Pires disse:

    Gostei! 😉
    E sim, fico à espera de ler mais entrevistas com outros autores. Para alguém tão apaixonado pela escrita, é ótimo ver como os outros cresceram, qual a “relação” deles com os seus livros. Bastante inspirador 😉

    • Luana Lira disse:

      Olá Bea! Se você gosta de entrevistas então se inscreva na nossa newsletter, pois temos projetos de postar uma entrevista por mês e assim você ficará sabendo de todos os novos posts.
      Agradeço pelo comentário!
      Att.

  2. Raphael disse:

    Excelente Post!!! A mais pura verdade foi dita,isto é, dedicação e vontade são chave do sucesso. Muito bacana a entrevista! Parabéns

  3. Bela Vicky disse:

    Muito lega a entrevista.!!! Ja li alguns livros dela e amei.!! Alem de escrever bem tem assuntos interessantes.!

  4. Realmente ela ama o trabalho e até numa entrevista ela escreve bem haha, amei o post!

  5. Ola!
    Que linda entrevista amei a matéria e conhecer a Marcia melhor! Gostei muito do que ela diz sobre inspiração, não é apenas inspiração mas a dedicação também, o esforço! Gostei de ver como ela explica que transforma isso em sua profissão fica claro que ela ama o que faz!
    Mega talentosa!

    Adorei o post e o blog!
    Beijos e Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *