Prova de Fogo [Maze Runner #2], de James Dashner

| 23 de julho de 2016 | 0 Comentários

Capa Prova de FogoO primeiro livro da série “Maze Runner” foi publicado em 2009, escrito por James Dashner, contando a história pelos olhos de seu protagonista Thomas, que se vê nesta nova realidade, preso dentro de um labirinto com outros garotos, sem se lembrar de nada que não fosse o seu nome. E seguindo uma narrativa engraçada, rápida e com elementos de aventura e notas de sci-fi, o livro é bem rápido e simplesmente joga o leitor no “mundo” do escritor para que aprenda por si próprio como funciona a Clareira. E em um final um tanto quanto intrigante, “Maze Runner – Correr ou Morrer” deixa um gancho para o próximo livro – assim como o filme de 2014, estrelado por Dylan O’Brien.

E nesta continuação, lançada em 2010, Dashner abandona totalmente o cenário de labirinto que dá nome à sua série e parte para o gênero de distopia que o primeiro livro vendeu. Agora é explicado mais sobre o vírus que deu um quase fim à humanidade: o Fulgor, e repete-se a fórmula de jornada, aventura, humor e ficção-científica anterior. Agora no deserto, o nível de ação e sofrimento aumenta consideravelmente, mas estes elementos infelizmente causam um pouco da perda do estilo de escrita do autor que se contenta com frases descritivas curtas.

Por outro lado o ambiente proporciona o aparecimento de novos, bons, personagens como Jorge e Brenda que são responsáveis por passar conhecimento aos Clareanos e Aris que junto de Teresa são responsáveis pelo amplo desenvolvimento do personagem de Thomas, e em finais de capítulos com chiffhangers, assim como em “Correr ou Morrer”, a leitura se mantêm dinâmica e não é possível perceber o tempo passar entre as cem páginas que pareceram dez, já que o livro possui um escrita fácil e rápida.

Então “Maze Runner – Prova de Fogo” é uma sequência com muito mais mistério, ação e humor, que explica melhor as pontas soltas deixadas pelo primeiro livro e investe no desenvolvimento da história e de personagens, evoluindo e mostrando outros lados do convívio dos Clareanos e explorando a loucura, diferente da maioria dos segundos livros de trilogias.

Nota: 3.5/5


Outros Livros da Trilogia “Maze Runner”

The following two tabs change content below.
Tenho 14 anos e a leitura vem evoluindo de uma Turma da Mônica, até um Harry Potter que virou A Guerra dos Tronos.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags: , , ,

Categoria: Aventura, Drama, Ficção Científica, James Dashner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *