Mentes Inquietas – TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade; de Ana Beatriz Barbosa Silva

| 24 de abril de 2016 | 6 Comentários

 

Mentes Inquietas

   “Primeiro livro escrito pela psiquiatra e autora best-seller Ana Beatriz Barbosa Silva, “Mentes inquietas – TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade” ganha nova edição pela Principium. Nele Dra. Ana Beatriz apresenta vários casos mostrando que o TDAH se manifesta de formas diferentes e que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar o seu impacto no desempenho escolar, na vida profissional e também nas relações afetivas”.
    No livro de Ana Beatriz Barbosa, é feita uma explicação sobre o transtorno de TDAH, assim como somente o TDA, partindo desde o princípio do que seja o transtorno e as implicações que o mesmo trás e as formas de diagnóstico do mesmo através dos sintomas apresentados pelas crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos.
    O livro também explica qual a relação e diferenças entre o TDAH masculino e TDA feminino desde a infância até a fase adulta. Além, de mostrar a relação mais comum entre pacientes infantis com o transtorno, em uma visão familiar, escolar e interpessoal, desde o momento de distinguir a criança das demais,(muito útil para professores) para terem um conhecimento mais amplo em relação aos alunos e evitarem conclusões errôneas.  Devido a criança hiperativa ter tendencia a ser muito inquieta, às vezes se tornam mais complicadas e difíceis, consequência da hiperatividade/impulsividade, onde a criança faz primeiro e pensa depois, reagindo primeiramente a maioria dos estímulos que se apresentam.  E traz informações também sobre o TDA em relação a vida afetiva, em questão a emoção em excesso, esquecimentos, distrações e desorganização, a falta de controle, necessidade de estimulação constante, dificuldade de se comunicar afetivamente e a dependência afetiva.
   E também, descreve as inter-relações do mesmo com outros transtornos, suas causas neurofisiológicas, as personalidades com suposto funcionamento de TDA, o indivíduo com o transtorno e as drogas, além de oferecer uma parte exclusiva de diagnóstico do TDAH, tratamento e suas formas e mercado de trabalho para pessoas com o transtorno etc.
      De um ponto de vista crítico, recomendo bastante para alunos e profissionais de psicologia, medicina, psiquiatria e para aqueles que se interessem mais no assunto, como familiares, pacientes com o TDAH e até mesmo por conhecimento. O livro é muito bom, dou 5/5 como  nota, a autora soube descrever perfeitamente o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade em todos os aspectos e sanar muitas questões sobre o mesmo.

VEJA TAMBÉM

A Viúva, de Fiona Barton A viúva, é um thriller psicológico. O primeiro livro escrito pela inglesa Fiona Barton¹. O livro também é um recente lançamento da editora intrínseca para o ano de 2017. Nesta obra podemos identificar vários problemas que, infelizmente, percorrem a nossa sociedade. Dentre eles estão; A pornografia i...
The following two tabs change content below.
Olá, meu nome é Ellen, faço Psicologia, moro em Goiânia, Goiás (Brasil). Cidade em que eu amo viver! Outra coisa sobre mim, é que eu amo ler. Sempre leio, livros, revistas, artigos, etc. Desde que aprendi a ler com 04 anos eu não parei mais. kkkk E nem pretendo, por que assim, nunca estou entediada . Sou uma amante dos livros. Tenho o winterdrops.wordpress.com, meu blog pessoal e participo do resenhas de livros como resenhista, com o intuito de conhecer pessoas, livros e mundos. Queria viajar e conhecer o mundo, mas acabei criando um blog e escrevendo resenhas no resenhas de livros.com, espero que gostem das minhas resenhas aqui e para saber mais sobre mim, é só entrar no meu blog pessoal. Tenham uma ótima viagem ao mundo dos livros, pessoal. 🙂

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Acadêmico, Psicologia

Comentários (6)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Larissa Vieira disse:

    ????? muito bom Ellen, ótimas colocações e tá bem legal o resumo dando perfeitamente pra entender do que se trata em específico o livro.

  2. Parabéns Ellen! Adorei seu blog! Continue escrevendo, porque você escreve muito bem, suas resenhas são ótimas!

  3. Gusta disse:

    Muito legal,Parabéns seu Blog e muito interessante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *