Não sou esse tipo de Garota, de Siobhan Vivian

| 16 de agosto de 2014 | 0 Comentários

Capa Nao sou esse tipo de GarotaQuando resolvi ler este livro eu estava no escritório, tinha que resolver várias coisas, mas dependia de um cliente me enviar o material, ou seja, embora eu tivesse muita coisa para fazer, estava “amarrada”, então quis baixar um livro que não me exigisse muito na leitura mas que fizesse o tempo passar! A escolha foi perfeita!

É um chick-lit adolescente e basta olhar a capa para saber o que esperar da leitura. As personagens têm entre 14 e 16 anos e o livro retrata sua vida escolar, então, é claro que é um livro bobinho e clichê.

Trata-se do diário de Natalie, uma menina totalmente machista e apegada a conceitos prontos de “como uma garota deve se comportar”,  “o que mulheres podem ou não fazer”, “como preservar minha imagem”… sabe aquele tipo de pessoa que reproduz certos conceitos sem nunca ter refletido sobre eles? é a personagem!tadinha, 16 anos e mais machista que meu avô! e o pior, ela se acha inteligente, superior e até feminista, acha que mulheres têm que se preservar, se guardar, ser castas, puras e belas… nesse ponto é interessante notar a inversão dos conceitos, a garota sem perceber reproduz toda a cultura machista, toda a repressão feminina é um robozinho (mas a autora perdeu a oportunidade de explorar isso)!

Na verdade a personagem é muito chata, insegura, possessiva e manipuladora, usa e abusa da única amiga que tem, faz com que a coitada se sinta mal consigo mesma, alimenta um monte de culpa na amiga, só para não perder a companhia! com as outras pessoas da escola, ela lida com desprezo, se acha superior,justifica seu isolamento por suas boas notas e “comportamento exemplar”,  é como se se protegesse julgando todo mundo para não ser julgada.

Mas, não sei como, o cara mais legal da escola se apaixona por ela e é quase impossível resistir a ele. Então, finalmente ela começa a repensar seus conceitos,  a se permitir viver a sexualidade e vai refazendo o seu manual de comportamento! Em vários momentos eu tive vontade de sacudir a personagem, mas, por outro lado, ela é um retrato perfeito de várias adolescentes, então, não dá para culpar a autora por isso!

O livro é bem escrito para o público a que se destina, a leitura flui bem, mas acho que a autora se perdeu ou perdeu uma ótima oportunidade de explorar melhor essa questão da descoberta da própria sexualidade, do machismo, dos julgamentos adolescentes, acho que o livro tinha tudo para ser muito bom, a ideia é boa , a personagem é boa, mas a autora não conseguiu ir além. Então, vale pela leitura vazia, que faz passar o tempo, mas não acrescenta nada, minha nota é 2, em 5, a menos que você realmente só precise passar  o tempo, não vale a pena dedicar-se a essa leitura.

Nota: 2/5 Não indico!

VEJA TAMBÉM

Memórias De Uma Gueixa, de Arthur Golden Quando leio um livro tento ao máximo aprender com ele. Demorei meses para ler este livro voltei para trás várias vezes. Por ser um livro com a temática tão diferente do que eu estou particularmente acostumada, desejei aprender mais com ele. Devo dizer que li vários livros no espaço de tempo em que d...
Mentira Perfeita, de Carina Rissi O que falar desse livro? Sinceramente tenho que admitir que não esperava muito dele, na opinião de uma simples leitora como eu, A Carina Rissi, com o livro Procura-se um marido, já tinha dando o que tinha que dar, e não achava que havia um jeito de criar uma historia com o irmão de Max, o mulherengo...
The following two tabs change content below.

Últimas Postagens de Luíza (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *