O Bem Amado, de Dias Gomes

| 19 de agosto de 2014 | 0 Comentários

 

Capa O Bem AmadoSe você não acredita é um homem sem fé. “O Bem Amado” narra a trajetória dos habitantes de Sucupira, uma cidade próxima a Salvador, que ao elegerem o Odorico Paraguaçu, como seu prefeito aprovam a construção de um cemitério luxuoso, que no entanto não pode ser inaugurado, pois ninguém morre na cidade. Com a pressão da oposição politica o prefeito começa a traçar planos. Uma mais mirabolante que o último colocando em risco a vida dos habitantes. O que na época da telenovela que inspirou o livro era apenas uma reflexão da ignorância e falta de bom senso politico dos governantes brasileiros e do povo que os elege, hoje ganha ares de didática e critica. O prefeito de Sucupira, consegue ser tão sem bom senso e mau caráter que beira a psicopatia pela falta de empatia com os outros estampada em seu comportamento corrupto. Acho que em outros países as pessoas que assistem a novela pensam ser esse personagem uma sátira, nem desconfiando que na realidade ele apenas reflete os comportamentos habituais de um parlamentar brasileiro de praxe. Muita pompa, muita lábia, muito carisma e pouco conhecimento de causa e consideração pelo povo. O título se refere ao fato das irmãs cajazeira serem por ele ainda mais enganadas, já que o prefeito pede em casamento as três, mas nunca marca a data e assim enrola as três irmãs, durante toda a trama. A trama no entanto tem um desfecho que tem sido muito explorado na dramaturgia tendo por exemplo o filme nacional “Tropa de Elite” e a telenovela da rede Globo “Senhora do Destino” em que o politico ladrão após se utilizar da confiança depositada nele pelo povo acaba por ter uma morte trágica e violenta, que é sucesso garantido em nosso país em função do desejo inconsciente ou consciente do povo de punir os governantes que ao entrarem no poder passam a explorar seus eleitores. Basta lembrar que a cena em que o tenente Nascimento espanca um politico foi assistida de pé e sobre aplausos no país inteiro. Livro fácil de ler e bastante adequado para ser utilizado em escolas em função de sua critica politica, que é reconhecidamente simbólica e está na memória coletiva de nosso país, para pessoas que apreciaram a novela ou simplesmente como comédia nacional.

Biografia: Romancista, contista e teatrólogo brasileiro nascido em Salvador, BA, um dos maiores dramaturgos brasileiros e de enorme sucesso no rádio, televisão, cinema e teatro, um dos mais premiados autores brasileiros. Filho do engenheiro Plínio Alves Dias Gomes e de Alice Ribeiro de Freitas Gomes, fez o curso primário no Colégio Nossa Senhora das Vitórias, dos Irmãos Maristas, e iniciou o secundário no Ginásio Ipiranga. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (1935), onde prosseguiu o curso secundário no Ginásio Vera Cruz e posteriormente no Instituto de Ensino Secundário. Com apenas 15 anos escreveu sua primeira peça, A comédia dos moralistas, que ganhou o 1o lugar no Concurso do Serviço Nacional de Teatro (1939). Fez o curso preparatório para o curso de Engenharia (1940) e, no ano seguinte, para o curso de Direito. Ingressou na Faculdade de Direito do Estado do Rio, mas abandonou o curso no 3o ano (1943). Seu primeiro sucesso nacional de de público e crítica foi a comédia Pé de cabra (1942), ano de sua estréia no teatro profissional, encenada no Rio de Janeiro e depois em São Paulo por Procópio Ferreira, que com ele excursionou por todo o país.

Outros livros: Duas Sombras Apenas, Um Amor e Sete Pecados, A Dama da Noite, Quando é Amanhã, Sucupira, Ame-a ou Deixe-a, Odorico na Cabeça, Derrocada e Decadência.

Audrei Bittencourt Maciel, Técnica Agrícola e Agropecuária, estudante de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UERGS, escritora nos blogs, Resenhas De Livros vinculado ao site Ler Livros Online e De Olho Em São Marcos e autora da page Ensino Em São Marcos no Facebook. Autora de “Normalidade” da série A Ceifeira.

VEJA TAMBÉM

Renascença , de Oliver Bowden Traído pelos chefes das cidades da Itália no período do Renascimento, Ezio Auditore parte em busca de vingança. Assassin´s Creed (Credo dos Assassinos) foi escrito por Oliver Bowden, escritor e historiador inglês que escreveu a série a partir dos jogos para consoles a série de livro que virou febre....
Rah, O Mensageiro do Sétimo Raio; de Luci Guimarãe... Ao passar o feriado em uma fazenda, em Goiás, um grupo de crianças recebe a visita inesperada de Rah, um velho amigo viajante do tempo. A bordo de suas resplandecente nave espacial, ele veio diretamente do futuro em uma missão importantíssima... Usando de toda a tecnologia que ele dispõe, Rah leva a...
The following two tabs change content below.

Audrei Bittencourt

Sou uma pessoa diferente, temperamental, com gênio muito forte, divertida e inteligente, gentil e amiga. Tenho paixão por livros desde a primeira série do fundamental e leio pelo menos um por semana. Meus estilos preferidos são romance, terror, mistério e suspense. Autora de "Normalidade" da coleção " A Ceifeira". Técnica Agrícola e Agropecuária, estudante de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UERGS, escritora nos blogs, Resenhas De Livros vinculado ao site Ler Livros Online e De Olho Em São Marcos e autora de “Normalidade” da série A Ceifeira.

Últimas Postagens de Audrei Bittencourt (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Comédia, Ficção, Literatura Nacional, Video Resenha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *