O Cavalo e seu Menino [As Crônicas de Nárnia #3], de C. S. Lewis

| 4 de março de 2016 | 0 Comentários

O livro “O cavalo e seu menino” foi escrito pelo autor Clive Staples Lewis e da ilustradora Pauline Baynestem como tema principal uma espécie de contos de fadas em que um garoto chamado Shasta descobre em um certo dia que o homem com que ele mora não é seu pai e foge para Nárnia com um cavalo falante chamado Bri.

O livro tem 189 páginas com o mapa da viagem de Shasta e 15 capítulos com títulos distintos.

Shasta esta trabalhando com o pai e inesperadamente recebe uma visita de um Tarcaã, e obrigado pelo pai vai dormir no estábulo com o cavalo do Tarcaã e seu burro e descobre que vai ser vendido então começa a falar com o cavalo e descobre que o cavalo fala de verdade e que acaba lhe contando sobre sua historia sobre Nárnia e os dois acabam fugindo para Nárnia de manhã cedo.Depois de viajarem por semanas, em certa noite descobrem que há uma egua de classe os seguindo e também leões,então seguem pelo mar, quando saem de lá, ouvem a égua  do Tarcaã sabe falar e descobrem que não é um Tarcaã e sim uma simples garota Tarcaína chamada Aravis  e que sua égua Huin também e de Nárnia e que também vão para lá, então eles decidem ir juntos e ela conta sua história que foi forçada a casar com um Tarcaã velho e tentou se suicidar, mas sua égua lhe falou para não fazer isso e decidiram fugir para Nárnia. Quando estavam perto de Tashbaan, Huin propôs que passem por Tashbaan vestidos de camponeses e os cavalos como animais de carga e caso se perdessem uns dos outro se emcontrassem fora de Tashbaan nas tumbas dos Antigos Reis e o plano foi aderido.

Eles sairam de manhã cedo e entraram em Tashbaan e dos guardas percebeu que Bri era um cavalo de guerra, mas o deixaram passar, quando estavam saindo de lá, eles tiveram que abrir caminho aos narnianos que visitavam Tashbaan e eles confundiram Shasta com um príncipe e o levaram para um palácio na cidade e lá e bem cuidado, ele descobre como fugir do deserto e por que os narnianos estavam em Tashbaan e descobre o plano deles e depois vai dormir. Então no meio da noite o príncipe chega e lhe conta o acontecido0 e lhe esplica como ir embora, alem de lhe prometer a contar aos narnianos o que aconteceu. Shasta sai de Tashbaan e vai para as tumbas de manhã cedo esperar seus amigos e no dia seguinte, no fim da tarde um homem apareceu com Bri e Huin nas tumbas e Shasta ficou observando.

O que aconteceu com Aravis foi o seguinte: Depois que Shasta foi levado, ela tentou continuar o caminho ,mas passou uma liteira com sua amiga Lasalarina que quando a viu gritou chamando atenção então Aravis entrou na liteira e fechou as cortinas pedindo para ela mandar levar seus cavalos com elas para casa de Lasalarina e quando chegou lá , Aravis tomou um banho e se vestiu com lindas roupas, ela tentou convencer Aravis de se casar com o Tarcaã mas não conseguiu e começaram a planejar sua fuga para sair por uma porta secreta do Tirosc e no meio do caminho, o Tirosc esta vindo junto com seu filho Rabadash e um Tarcaã, onde descobriram que Rabadash quer atacar Nárnia então quando saem do quarto, Aravis sai como combinado até as tumbas e avisa Shasta do ataque e saem a noite imediatamente pelo caminho do corvo. A noite a viagem foi uma maravilha, mas de dia Shasta não aguentou e teve que ir montado em Bri, pois não tinha sapatos e na noite do dia seguinte chegaram ao pico e ao rio ali dormiram e sairam no dia seguinte as 11 da manhã e quando chegaram no rio flecha sinuosa olharam para trás e viram o exército de Rabadash e sairam correndo e perceberam que atrás deles estava um leão e Bri ultrapassou Huin e chegaram a um muro com portões fechados então Shasta voltou a pé para salvar Aravis que foi atingida pelas garras do leão que após isso saiu e sumiu, então Shasta levou Aravis e Huin para dentro dos portões recebidos por um homem chamado eremita, que manda Shasta imediatamente avisar ao rei Luna sobre os ataques de Rabadash, que quando o encontra, o leva junto para seu castelo, mas Shasta se perde do rei e acaba encontrando Aslan, o leão que o leva para Nárnia e la conhece o rei Edmundo e a rainha Lúcia e reencontra o príncipe Corin que foi confundido com ele e vão secretamente a guerra em Anvar,  onde Rabadash perdeu e não aceita o perdão dos narnianos, então é transformado em burro e Shasta descobre que e filho do rei Luna e o sucessor e se casa com Aravis.

Clive Staples Lewis  foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ens aísta e apologista cristãobritânico. Durante sua carreira acadêmica, foi professor e membro do Magdalen College, tanto da Universidade de Oxfordcomo da Universidade de Cambridge. Ele é mais conhecido por seus trabalhos envolvendo a apologia cristã, incluindo as obras O Problema do Sofrimento (1940), Milagres (1947) e Cristianismo Puro e Simples (1952).

Pontuação: 4/5

Emily D. Mendes – Aluna da Fundação Bradesco de Ceilândia-DF (F.B -DF)

 Leia também:

Resenha do Livro: “O Livro dos Pássaros Mágicos”,

Resenha do Livro: O Mistério do 5 Estrelas, de Marcos Rey:

Resenha do Livro: “A seleção”, de Kiera Cass

Resenha do Livro: “Em chamas”, de Suzanne Collin

VEJA TAMBÉM

A Viagem do Peregrino da Alvorada , de C. S. Lewis Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do ma...
O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa , de C. S. L... "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chega...
O Sobrinho do Mago , de C. S. Lewis A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção...
The following two tabs change content below.

Emily Damascena

sou viciada em ler e amo fazer trabalhos sobre o que li. gosto de teatro, musica e livros de ficção, vivi lendo livros desde pequena, pois minha mãe não queria contar as mesmas historias todos os dias, então ela me ensinou a ler e me apaixonei ate os dias de hoje. (caso se goste ou não da resenha comente, de a sua opinião,pois e importante para mim) ps.leia também minhas outras resenhas, tenho certeza que você vai gostar, comente, livro que mudou minha vida: As Vantagens de ser invisível( leia também).

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags:

Categoria: C.S.Lewis, Ficção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *