O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux

| 14 de fevereiro de 2016 | 0 Comentários

O livro o fantasma da ópera é um clássico moderno e um também um marco para a literatura mundial,

ofantasmadaopera

publicado em setembro de 1909 pela editora Pierre Lafitte Ithurralde, o seu autor foi Gaston Leroux. De acordo com Gaston o livro foi baseado em fatos reais,  fatos esses que  teriam acontecido na “Opéra Garnier”, na segunda metade do século XIX e no incêndio do Bazar da Caridade (“Bazar de La Charité”) que no dia 5 de maio de 1897 deixou 135 mortos.

Quando conhecemos Christine Daaé, Raoul de Chagne e o misterioso fantasma da ópera, nos vemos plenamente envolvidos na trama.

O livro conta a historia do Erik, o fantasma da ópera, que aterroriza os proprietários da ópera impondo suas vontades ao mesmo tempo em que decide ajudar sua amada Christine Daaé á alcançar o estrelato como cantora. Porém um antigo amor de infância de Christine reaparece a fazendo questionar seu amor pelo fantasma, e tal ato deixa Erik irado trazendo conseqüências a todos.

“Diga que compartilhará comigo um amor,uma vida.É só dizer e eu a seguirei”

 

O livro satiriza os valores românticos na sociedade francesa da época, valores que predominam até hoje. Christine se apaixonara por Erik, seu anjo da música, porém ao descobrir sua real face, a deformação que Erik esconde sob a máscara, fica horrorizada e esquece de todas as bondades do Fantasma para correr aos braços de Raoul.

“Ama-me e verás! Só me faltou ser amado para ser bom.”

Quanto aos personagens: Christine típica mocinha indefesa e na minha opinião indecisa e fútil,  Raoul o cavaleiro honrado disposto a morrer pela sua amada, vive pelos cantos chorando e irritando a todos, e o fantasma que para mim é o personagem mais humano do livro, é sempre julgado e deixado de lado por sua aparência deformada, tornando-se um vilão aos olhos dos protagonistas, mas não dos leitores. Ao finalizar a leitura, conclui que Christine faz o que faz pois não aceita a aparência de quem ela realmente ama,  e em minha opinião o amor de Christine e Raoul é bastante superficial.

“Há momentos em que a excessiva inocência de espírito parece tão monstruosa que se torna detestável.”

A narração do livro feita de maneira jornalística, nos fazendo acreditar que o fantasma realmente existiu. Sinceramente um dos grandes aspectos que me prendeu ao livro foi a personalidade do Erik, na verdade o personagem em si por inteiro, é um personagem fácil de se apegar, pelo menos para aqueles que o entendem. O epílogo me decepcionou, apesar de ter surpreendido á muitos, enfim eu recomendo o livro, apesar de que muitas vezes me senti entediada o lendo e se forem ler entenderão. Nota 5/5, digo apesar de todos os contras é um bom livro, com uma trama incrível mas como em todo livro possuem altos e baixos com esse não seria diferente. Podemos citar também uma continuação  chamada ”O Fantasma de Manhattan”, escrito por Frederick Forsyth em 1999.

 

 

VEJA TAMBÉM

O Milagre, de Nicholas Sparks O novo romance de Nicholas Sparks traz a história de Jeremy Marsh, um respeitado jornalista que não consegue emplacar um relacionamento afetivo que o faça feliz. Acostumado a viajar pelo mundo à cata de lendas urbanas, Jeremy parte em direção a uma cidadezinha do sul dos Estados Unidos para investig...
50 Tons de Cinza, de E. L. James Quando Ana e Christian se conhecem, logo sentem uma forte atração um pelo outro. Ana resolve encarar o relacionamento e se entregar ao amor.
A Cabana, de Willian P. Young "A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em famí­lia e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar í quela cabana para pas...
The following two tabs change content below.

Leticia Lobo

Eu sou estudante em tempo integral, pernambucana com orgulho, ansiosa desde o nascimento, gulosa por insistência. Tenho um sonho que é cursar medicina ou jornalismo, com qualquer um dos dois estaria satisfeita. Apaixonada por livros, e darei meu melhor por esse projeto. "Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca leu vive apenas uma." - George R. R. Martin

Últimas Postagens de Leticia Lobo (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: +Autor, Ficção, Gaston Leroux, Literatura Clássica, Literatura Juvenil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *