O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux

| 14 de fevereiro de 2016 | 0 Comentários

O livro o fantasma da ópera é um clássico moderno e um também um marco para a literatura mundial,

ofantasmadaopera

publicado em setembro de 1909 pela editora Pierre Lafitte Ithurralde, o seu autor foi Gaston Leroux. De acordo com Gaston o livro foi baseado em fatos reais,  fatos esses que  teriam acontecido na “Opéra Garnier”, na segunda metade do século XIX e no incêndio do Bazar da Caridade (“Bazar de La Charité”) que no dia 5 de maio de 1897 deixou 135 mortos.

Quando conhecemos Christine Daaé, Raoul de Chagne e o misterioso fantasma da ópera, nos vemos plenamente envolvidos na trama.

O livro conta a historia do Erik, o fantasma da ópera, que aterroriza os proprietários da ópera impondo suas vontades ao mesmo tempo em que decide ajudar sua amada Christine Daaé á alcançar o estrelato como cantora. Porém um antigo amor de infância de Christine reaparece a fazendo questionar seu amor pelo fantasma, e tal ato deixa Erik irado trazendo conseqüências a todos.

“Diga que compartilhará comigo um amor,uma vida.É só dizer e eu a seguirei”

 

O livro satiriza os valores românticos na sociedade francesa da época, valores que predominam até hoje. Christine se apaixonara por Erik, seu anjo da música, porém ao descobrir sua real face, a deformação que Erik esconde sob a máscara, fica horrorizada e esquece de todas as bondades do Fantasma para correr aos braços de Raoul.

“Ama-me e verás! Só me faltou ser amado para ser bom.”

Quanto aos personagens: Christine típica mocinha indefesa e na minha opinião indecisa e fútil,  Raoul o cavaleiro honrado disposto a morrer pela sua amada, vive pelos cantos chorando e irritando a todos, e o fantasma que para mim é o personagem mais humano do livro, é sempre julgado e deixado de lado por sua aparência deformada, tornando-se um vilão aos olhos dos protagonistas, mas não dos leitores. Ao finalizar a leitura, conclui que Christine faz o que faz pois não aceita a aparência de quem ela realmente ama,  e em minha opinião o amor de Christine e Raoul é bastante superficial.

“Há momentos em que a excessiva inocência de espírito parece tão monstruosa que se torna detestável.”

A narração do livro feita de maneira jornalística, nos fazendo acreditar que o fantasma realmente existiu. Sinceramente um dos grandes aspectos que me prendeu ao livro foi a personalidade do Erik, na verdade o personagem em si por inteiro, é um personagem fácil de se apegar, pelo menos para aqueles que o entendem. O epílogo me decepcionou, apesar de ter surpreendido á muitos, enfim eu recomendo o livro, apesar de que muitas vezes me senti entediada o lendo e se forem ler entenderão. Nota 5/5, digo apesar de todos os contras é um bom livro, com uma trama incrível mas como em todo livro possuem altos e baixos com esse não seria diferente. Podemos citar também uma continuação  chamada ”O Fantasma de Manhattan”, escrito por Frederick Forsyth em 1999.

 

 

VEJA TAMBÉM

Capitães da Areia, de Jorge Amado Tá aí um dos maiores exemplos de “livros de escola” que passam ignorados pela maioria dos jovens e criticados por aqueles que leem por obrigação. Primeiro que ler por obrigação já começa errado, ler PRECISA ser com prazer, só assim para aproveitar cada gota de cada obra que todo autor nos oferece. E...
Legend – A Verdade Se Tornará Lenda, de Mari... Legend é mais uma distopia que o argumento não é novo: se passa nos EUA, no futuro, envolve adolescentes lutando contra o sistema opressor, tem a variável de um deles ser a favor e o outro não e blá, blá, blá. Nenhuma novidade, mas, ao mesmo tempo, a forma que a história foi contada é excelente! Em...
Cartas de amor aos mortos, de Ava Dellaira Tudo começa quando a professora de Inglês do novo colégio passa uma tarefa bastante incomum para seus alunos do ensino médio, escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever várias cartas para pessoas como Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop… E vai conta...
The following two tabs change content below.

Leticia Lobo

Eu sou estudante em tempo integral, pernambucana com orgulho, ansiosa desde o nascimento, gulosa por insistência. Tenho um sonho que é cursar medicina ou jornalismo, com qualquer um dos dois estaria satisfeita. Apaixonada por livros, e darei meu melhor por esse projeto. "Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca leu vive apenas uma." - George R. R. Martin

Últimas Postagens de Leticia Lobo (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: +Autor, Ficção, Gaston Leroux, Literatura Clássica, Literatura Juvenil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *