O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

| 2 de dezembro de 2013 | 0 Comentários

Capa do Livro O Hobbit

No primeiro livro da serie retrata as aventuras de Bilbo Bolseiro pela Terra Média com um grupo chamado a Companhia do Anão. Em um tom cômico,o Hobbit é o ponto de partida do Senhor dos Anéis, trazendo uma fantasia épica e divertida. Tolkien se tornou um grande escritor apesar de ser militar britânico, sendo considerado por muitos o pai dos livros de fantasia épica. (Tolkien; 272 páginas; 30 reais)

Em uma manhã normal no Condado, Bilbo Bolseiro recebe uma visita do mago Gandalf, que o convida para uma aventura, afirmando ser perigosa e cheia de surpresas, mas de grande valor. Bilbo, como todos os hobbits, desconversa tentando se livrar do mago, porém, era interrompido a cada minuto por anões que adentravam sua casa dizendo serem convidados por Gandalf. Ao todo, são treze anões, liderados por Thorin Escudo de Carvalho, e diziam que estavam preparados para a jornada.

Após muito discutirem, Bilbo aceita o convite de Galdalf para juntar-se a eles em sua aventura. A aventura tem seu motivo algo perigoso, retomar a Montanha Solitária que um dia foi o grande reino Anão do poderoso dragão Smaug. A parte de Bilbo na companhia é justamente roubar o poderoso tesouro que repousa abaixo de Smaug, portanto sendo chamado de ladrão no grupo.

Muitos perigos atrapalham a expedição, mas nunca pararam e prosseguiram caminho até a Montanha Solitária. Durante uma luta contra orcs, Bilbo acidentalmente acaba caindo dentro de uma caverna sem os outros verem. Lá ele encontra uma criatura estranha e assustadora, chamada Gollum. O monstro apesar de pequeno é aterrorizante, e ameaça comer Bilbo, mas muito esperto, o Bolseiro o desafia a um jogo de adivinhações, onde o hobbit acaba como vencedor, quando o Gollum não consegue acertar a pergunta de Bilbo : -O que eu tenho no meu bolso?”

Quanto mais perto se aproximam da Montanha Solitária, as batalhas contra feras e inimigos parecem aumentar consideravelmente. Ao encontrarem a porta que guardava a Montanha, Bilbo entra e encontra um bem muito valioso para os anões ao meio do tesouro. Era uma pequena pedra, a qual era chamada de Arken. Bilbo então entrega a pedra aos inimigos para cessarem os ataques, porém, não sabia de seu valor para Thorin, que acaba brigando com o hobbit. Smaug então desperta de seu sono profundo, e  Thorin é ferido fatalmente durante a batalha. Sem esperanças, eles então recorre ao arqueiro Bard, que acerta o dragão em seu único ponto fraco, derrotando finalmente Smaug.

O Hobbit é um excelente livro, e sem dúvida o melhor da serie O Senhor dos Anéis. Mostra bem o retrato de alguém que é acostumado a sua rotina e que nunca saiu de seu mundo, como Bilbo, que nunca havia desbravado as terras do Condado. A leitura não se torna cansativa, muito pelo contrário, se torna cada vez mais instigante e torna a aventura a mais atrativa.

Sir John Ronald Reuel Tolkien 03/01/1892 – 22/09/1973) foi um escritor inglês, poeta, filologista, e professor de universidade, conhecido por ser autor das célebres e clássicas obras de fantasia O Hobbit, O Senhor do Anéis e O Silmarillion. Filho de pais ingleses, Tolkien nasceu na cidade de Bloemfontain na África do Sul, e, depois de ter perdido o seu pai, ele, juntamente com a sua mãe e o irmão, mudou-se para Inglaterra.

Resenha escrita por Wendel Quaresma
Idade: 17 anos
Você pode ver todos os meus posts aqui

VEJA TAMBÉM

A Terra das Sombras , de Meg Cabot Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz...
Percy Jackson e o Mar de Monstros , de Rick Riorda... O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo:...
As crianças trocadas , de Elle Casey Jayne é uma adolescente rebelde e desbocada. Não se encaixa em lugar algum. Sem dinheiro e sem rumo, ela e seu colega de escola Tony fogem de casa e encontram outros jovens em situação semelhante. Uma misteriosa organização oferece-lhes dinheiro para participarem de um estranho e suspeito
The following two tabs change content below.

Wendel Quaresma

Nerd é a palavra que me resume. Roqueiro desde o primeiro suspiro. Sou auto didata, aprendi a ler com 2 anos de idade. Já li em torno de 2500 livros de todos os gêneros. Faço Engenharia de Software, mas nunca abandonei minha paixão pelas obras literárias. Creio que uma boa leitura por parte de alguém, supera qualquer diploma que possa definir um caráter. _|__|

Últimas Postagens de Wendel Quaresma (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Fantasia, J.R.R. Tolkien

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *