O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos

| 11 de dezembro de 2013 | 0 Comentários

Capa do Livro O Meu Pé de Laranja LimaUm livro brasileiro escrito por José Mauro de Vasconcelos tem 189 páginas, porem dependendo da publicação. Ele foi publicado na decada de 60 e até hoje faz muito sucesso o livro conta a historia de Zezé que tem seis anos, vive em uma família muito pobre e bem numerosa. Zezé é um menino cheio de vida e imaginação fértil mesmo com toda pobreza é muito feliz e bagunceiro. Sua mãe trabalha em uma fábrica e seu pai é desempregados, suas irmãs mais velhas tomam conta dos mais novos enquanto Zezé toma conta de seu irmão mais novo, Luís.

Zezé querendo sempre saber mais sobre a vida e aprender palavras novas sempre ia para casa de seu tio aprender mais… Menino bagunceiro sempre aprontava e sempre era repreendido por suas irmãs e seu pai que era um homem duro e quase não demonstrava amor. Zezé não tinha amor e atenção de sua família, justo por serem sempre tão ocupados tentando alimentar a família.

Sua família decide mudar de casa, logo por brincadeira seus irmãos vão procurando arvores pra serem ”suas” no quintal da casa nova… Zezé fica com a ultima e mais pequena árvore, de inicio ele não gosta mas com o tempo a árvore crescia e ele vai percebendo que sua árvore tem um poder magnifico que é de conversar com ele. Zezé e o pé de laranja lima são tão falantes que acabam virando melhores amigos, então na árvore ele encontra o amor que muitas vezes não tem em casa.

Mesmo vivendo no mundo hostil dos adultos ele não perde a esperança de ser criança. No livro existem vários personagens marcantes como o Português, seu maior vilão que depois de um acontecido vira seu melhor amigo, muitas vezes representando a imagem de pai que talvez Zezé nunca teve. Mas um certo dia Zezé recebe um noticia muito triste, na verdade duas… Mas ai você tem de ler o livro pra saber.

O livro O Meu Pé de Laranja Lima foi um dos livros mais tristes e realistas que já tive a oportunidade de ler porem é um dos meus livros preferidos.

VEJA TAMBÉM

Suicidas, de Raphael Montes As diversas faces do suicídio Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – aparentemente sem problemas – a participar de uma roleta-russa? Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pis...
The following two tabs change content below.

Leticia Salin

Olá sou Letícia Salin e tenho 17 anos. Os livros fazem parte de mim e acredito que um mundo sem livros não iria ser absolutamente nada. Gosto de café, silêncio, Legião Urbana, Bon Jovi, Elvis Presley, Led Zeppelin, Café, Mitologias, Astronomia, Livros e mais livros.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Aventura, Drama, Literatura Juvenil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *