O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs

| 26 de setembro de 2016 | 0 Comentários

Lista de Resenhas do Livro “O Orfanato da srta. Peregrine para Crianças Peculiares”

Livro O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

Resenha #1

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a junção de título comprido e os belíssimos trabalhos gráficos. A obra tem uma capa que chama a atenção e remete a uma atmosfera de mistério ou terror e as ilustrações internas proporcionam aquela sensação de estarmos tendo acesso a registros antigos de algum freak show. Na verdade, o autor aponta que as fotos utilizadas no livro são reais e foram cedidas por colecionadores. A ideia inicial era fazer um registro de fotos ilustradas, no entanto, elas serviram como um norte para o enredo, o que já faria a leitura valer a pena. A obra pode ser enquadrada no estilo Fantasia, com uma mistura de suspense, ficção e mistério. O livro já virou filme e tem estreia agendada para daqui a 3 dias – 29 de setembro, e foi dirigido pelo genial Tim Burton, estando entre os mais esperados do ano. O que podemos notar em relação ao filme é que a obra cinematográfica terá algumas mudanças perceptíveis no roteiro e nas habilidades dos personagens, o que torna interessante conhecer a obra literária e realizar os comparativos.

Sobre a narrativa, Jacob é um garoto que cresceu ouvindo o avô Portman contar histórias sobre a sua infância pós-guerra e de como ao ser encaminhado a um orfanato para crianças refugiadas conheceu e conviveu com personagens que possuíam habilidades peculiares. O cenário descrito por ele era de um local maravilhoso e fantástico que era dirigido por uma diretora aplicada na tarefa de proteger e auxiliar essas crianças no desenvolvimento dessas características: a Srta. Peregrine (que no cinema será vivenciada pela maravilhosa Eva Green). Em certa altura da infância, Jacob vai perdendo o interesse pelas histórias e deixa de acreditar nos relatos do avô. Anos se passam e um dia o avô Portman vem a falecer de modo misterioso e traumático, então, Jacob se vê confrontado pelas histórias do passado e na busca de conhecer a verdade, decide viajar até a ilha onde se encontrava o Orfanato para descobrir se algo na infância do avô tem relação com a sua morte. Na ilha, ele conhece um pequeno povoado onde as pessoas vivem de forma antiquada e sem acesso a tecnologias e ele começa a sua investigação nas ruínas que não guardam nenhum vestígio do maravilhoso local descrito pelo avô em suas saudosas lembranças e então algo extraordinário acontece, a história toma rumos surpreendentes e uma aventura se desenrola. A narrativa ocorre em primeira pessoa e a leitura é fácil e envolvente, sem artifícios linguísticos robustos, o que facilitou a conquista do público infantil e adolescente, mas também não deixou a desejar para um público adulto fã de literatura fantástica.

Sobre Ransom Riggs não consegui achar muitas informações sobre, talvez pelo fato de ser um escritor jovem e essa obra ser a sua primeira lançada. Ele cresceu na Flórida, mas atualmente vive em Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nos momentos vagos é blogueiro e repórter especializado em viagens, os registros dessa última atividade podem ser encontrados na page: ransomriggs.com.

Resenha escrita por Andreia Pariz
Você pode ver todos os meus posts aqui

Resenha #2

Em uma aventura inesquecível, Ransom Riggs nos traz Jacob, um garoto rico que mora no subúrbio e vive apenas como mais um Portman na vida escolhida por seus pais. Jacob cresce ouvindo as magníficas histórias de seu avô, Abraham Portman, sobre um orfanato de crianças peculiares em que morou quando jovem e sobre monstros com os quais lutou. Ao crescer, porém, ele percebe que os contos de seu avô não podem ser reais, até o momento em que este é morto pela criatura de seus pesadelos das histórias que ouvia. Após isso, ele é tomado como louco por ter sido o único a ver tal criatura, então embarca em uma grande jornada até esse orfanato, há muito esquecido, em busca de respostas sobre o passado de seu avô e provas de que este fora um grande homem.

O conto se passa em uma ilha distante no País de Gales onde tudo começou e onde Jacob precisa ir atrás de respostas, e nessa viagem inesquecível até esse País é que podemos ver as maiores maravilhas desse livro. Com bastante detalhes, Riggs deixa claro o que acontece nesse lugar e como acontece, também com suas magníficas fotos colocadas. O livro não traz uma linguagem complicada e difícil, mas quando há uma ou outra palavra não muito conhecida, podemos encontrar algumas notas de rodapé para explicar e as vezes até uma foto para deixar ainda mais claro o que o autor pretende dizer. Sua ótima narração pode, facilmente, prender a atenção de todos que apreciem um bom mistério e fantasia.

Além de sua incrível e chamativa história, o livro traz fotos impressionantes da época que podem apaixonar o leitor e deixá-lo sempre à espera de sua próxima página, de sua próxima imagem. Composto por onze longos capítulos, estando cada um deles bem escrito e organizado, O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares é o primeiro livro da série de Riggs, é um romance para agradar jovens e adultos, uma aventura para nos divertir, um mistério para nos encantar.

Riggs, o autor do livro que inspirou o filme de Tim Burton, O lar das crianças peculiares, vive atualmente em Los Angeles, mas cresceu na Flórida. Sua história tornou-se mundialmente famosa com um grande número de leitores apaixonados por cada página de seu trabalho e admirados por suas maravilhosas e raras fotos que fazem de um ótimo livro ainda mais peculiar.

Resenha escrita por Debora Samella
Idade: 20 anos
Você pode ver todos os meus posts aqui

VEJA TAMBÉM

O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux O livro o fantasma da ópera é um clássico moderno e um também um marco para a literatura mundial, publicado em setembro de 1909 pela editora Pierre Lafitte Ithurralde, o seu autor foi Gaston Leroux. De acordo com Gaston o livro foi baseado em fatos reais, fatos esses que teriam acontecido na "Opér...
The following two tabs change content below.

ResenhasDeLivros.com

Somos um grupo de pessoas de diferentes idades, apaixonadas pelo mundo das letras. Gostamos de ler e escrever sobre as leituras que fazemos. Só o que nos move é o desejo de compartilhar o prazer dos livros e trocar idéias e opiniões sobre a literatura. Antes de ler, ou melhor, para fazer uma incursão na livraria mais próxima ou livraria on-line e comprar um livro, é melhor estar ciente dos últimos acontecimentos, e dar uma olhada nas opiniões de outros leitores sobre o livro em questão. Então encontre aqueles livros que você vai gostar de verdade e evite levar para casa livros chatos e decepcionantes. Aqui você vai encontrar resenhas sinceras e originais de livros enviados por nossos próprios usuários. Tentamos melhorar a cada dia e oferecer o mais completo catálogo de resenhas de livros em Português na Internet.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Fantasia, Literatura Fantástica, Literatura Juvenil, Suspense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *