O primo Basílio, de Eça de Queirós

| 27 de janeiro de 2014 | 0 Comentários

Capa do Livro O primo BasílioÉ um romance que critica os costumes da burguesia de Lisboa.

Conta a história de uma casal: Luisa e Jorge; que vivem sem muitas emoções, nem perspectivas familiares. Jorge tem que viajar a trabalho. Durante a ausência do marido, Luisa tem a visita de Basílio, seu primo  com quem trocou cartas de amor na infância. Seduzida pelo primo Basílio, Luisa fica em adultério.

A criada da casa, Juliana, tinha raiva de Luisa e com uma carta descobre o segredo dos amantes e aproveitando-se faz chantagem, obrigando Luisa a ser tratada como sua empregada sendo desta vez Juliana sua senhora, exigindo muito dinheiro em troca de silêncio. Luisa deixa-se humilhar, mas como não tinha tanto dinheiro, pede para Basílio ajudá-la. Porém, Basílio já entediado da relação e também sem dinheiro, resolve rapidamente voltar para França, deixando Luisa.

Quando Jorge volta, Luisa fica doente pela situação e deixa Jorge preocupado.

Luisa fica desesperada e resolve contar tudo a um amigo de Jorge, Sebastião, que é policial e consegue tirar as cartas de amor de Luisa e Basílio das mãos da empregada Juliana. Esta, assusta-se pela situação, tem ataque cardíaco e falece. Luisa então alegra-se e acredita estar livre dos problemas.

Inesperadamente, Basílio que tinha recebido na França uma carta de Luisa que pedia dinheiro para calar a empregada, decide, depois de muito tempo, respondê-la, prometendo enviar o dinheiro. Porém esta carta é descoberta e lida por Jorge, que exige explicações de Luisa.

Ao ser descoberta, Luisa piora e falece.

Jorge decide mudar de casa, deixando a antiga casa abandonada

Algum tempo depois, Basílio volta para Lisboa e procura Luisa. Vendo a casa abandonada, o primo é informado sobre o falecimento da prima. Basílio, ao contrário do esperado, não demonstra nenhuma comoção pelo acontecido.

VEJA TAMBÉM

Memórias Sexuais no Opus Dei, de Antônio Carlos Br... "Memórias Sexuais No Opus Dei", apesar de muito esperado não recebeu o brilho que se aguardava no Brasil. O livro nada mais é do que a narrativa de como o jovem Antônio Carlos Brolezzi, foi atraído e posteriormente inserido dentro da "Obra de Deus." Provavelmente a temática, pesada também tratada de...
O Colecionador de Lágrimas , de Augusto Cury O livro ideal para quem quer se envolver de modo mais pessoal com as atrocidades da 2º Guerra Mundial, pois o protagonista é um professor de história que está tendo pesadelos com esse momento histórico, aos fãs de ficção e viagem no tempo, é uma ótima recomendação. No prefácio o autor já afirma que ...
The following two tabs change content below.

Vanessa Godoy

Sou Vanessa Godoy, moro na cidade de São José dos Campos - SP e tenho 24 anos. Amo ler e escrever! Sou formada em Pedagogia, também me formei em Letras/Inglês e sou pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Atualmente trabalho como professora de ensino fundamental em escolas municipais na cidade de Jacareí - SP.

Últimas Postagens de Vanessa Godoy (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Drama, Romance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *