O Restaurante no Fim do Universo, de Douglas Adams

| 25 de fevereiro de 2016 | 0 Comentários

O Restaurante no Fim do Universo“O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante no Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão falta?

A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da Galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.
O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente O guia do mochileiro das galáxias, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor.

Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.”

 

O Restaurante do Fim do Universo, o segundo livro da trilogia de cinco (entendedores entenderão), é a continuação da cômica aventura de Arthur Dent, Ford Prefect, Zaphod e Trillian, com algumas “missões” acrescentadas ao decorrer da história de modo sutil e, claro, cômico.

O livro começa com os nossos tripulantes querendo dar uma passadinha no Restaurando no Fim do Universo. Arthur queria beber uma xícara de chá, mas sempre que pedia uma a Sintetizadora Nutrimática de Bebidas, ela lhe oferecia uma xícara de plástico quase, mas não exatamente, completamente diferente do chá. Ele explica todo o processo da “criação” de um chá a Nutrimática. Esta chama o computador da nave, ligam seus circuitos e penetram em um silêncio profundo. Pouco depois, eles avistam naves vogons que queriam destruir a nave e como o computador estava ocupado fazendo chá, não conseguem sair do lugar. Com uma pequena e confusa intervenção divina, se é que podemos chamar assim, eles conseguem fugir e acabam a anos-luz dali. No Restaurante no Fim do Universo, onde presenciam o maior espetáculo de todo Universo.

Esse livro, em minha opinião, não perdeu o ritmo cômico do autor Douglas Adams, embora esse livro faça menos sentido que o primeiro, pois como eu disse, há mais “missões” e a história não segue um único rumo. E ainda tem a tripulação que, em certo momento da história, acaba se separando, mudando ainda mais o rumo da narrativa (se é que isso é possível).

Finalizando: esse segundo livro continua sendo relativamente leve, embora a história se desenvolva rápidos demais, deixando-nos levemente confusos. Continua com a mesma pegada nonsense que tinha no primeiro livro (e com um pouquinho mais), o mesmo ritmo irônico, os personagens mais loucos de todos os tempos e a pergunta que não quer calar: qual é a pergunta para a vida, o Universo e tudo o mais?

Nota: 4/5

______________________________________________________________________________________

Livros da série O Guia do Mochileiro das Galáxias

  1. O Guia do Mochileiro das Galáxias
  2. O Restaurante no Fim do Universo
  3. A Vida, o Universo e Tudo Mais
  4. Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes
  5. Praticamente Inofensiva
  6. E Tem Outra Coisa
  7. O Salmão da Dúvida – livro extra

VEJA TAMBÉM

A Mulher que Escreveu a Bíblia, de Moacir Scliar O livro narra a história de uma mulher que nessa vida revive os carmas da vida passada em que foi uma das esposas do rei Salomão e para ele escreveu um texto que poderia ter vindo a ser a bíblia católica. Essa mulher é rejeitada em todas as esferas da vida por ser feia ou pelo menos é d que ela susp...
Prova de Fogo , de James Dashner O primeiro livro da série "Maze Runner" foi publicado em 2009, escrito por James Dashner, contando a hist ória pelos olhos de seu protagonista Thomas, que se vê nesta nova realidade, preso dentro de um labirinto com outros garotos, sem se lembrar de nada que não fosse o seu nome. E seguindo uma nar...
As Mentiras Que Os Homens Contam, de Luis Fernando... Nossa cultura está criando homens fracos? Fato é que perante os desafios do dia-a-dia os homens tem demonstrado reações de despreparo e mesmo medo, além de um fraco por não seguir as regras. Seria isso inerente ao gênero masculino ou estamos inserindo culturalmente pela educação, um cacoete instinti...
The following two tabs change content below.

Gabrielle

Gabi Gomes - amante de livros, da boa música e do bom café. Tímida, introvertida, introspectiva e derivados. Não, não sou antissocial, embora eu diga (só pra pararem de perguntar).

Últimas Postagens de Gabrielle (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Comédia, Ficção Científica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *