Orgulho E Preconceito, de Jane Austen

| 18 de julho de 2016 | 2 Comentários

Sinopse:

Pride and Prejudice (br/pt: Orgulho e Preconceito) é um romance da escritora britânica Jane Austen. Publicado pela primeira vez em 1813, na verdade havia sido terminado em 1797, antes de ela completar 21 anos, em Seventon, Hampshire, onde Jane morava com os pais. Originalmente denominado First Impressions, nunca foi publicado sob aquele título; ao fazer a revisão dos escritos, Jane intitulou a obra e a publicou como Pride and Prejudice. Austen pode ter tido em mente o capítulo final do romance de Funny Burney,  Cecilia, chamado “Pride and Prejudice”. 

A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet  lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hetfordshire, não muito longe de Londres.

 

Elizabeth (Lizzy) mora em  Longbourn com sua família que é composta pelo seu pais e mais quatro irmãs, na época em que um sobrenome e condições financeiras era a chave para uma boa vida. e para as moças um bom futuro seria casar com ” um bom rapaz de família com condições financeiras elevadas” Mas acontece que a família de Lizzy não ocupa uma alta posição financeira na cidade onde vive, então por estes motivos a Sra. Bennet dedica parte de sua vida frequentando bailes, e reuniões da alta sociedade a fim de casar suas filhas antes que seja tarde demais.

Quando Mr. Bingley chega na cidade, Sra. Bennet não perde esperança e se prepara para apresentar suas filhas ao mesmo. No seguinte baile Mr. Bingley se encanta por Jane, a mais velha e bondosa entre as irmãs. O rapaz apareceu acompanhado por seu grande amigo, o nobre e bonito Fitzwilliam Darcy. Logo que o conhece, Lizzy começa a detestá-lo por se mostrar extremamente orgulhoso e indiferente com as pessoas locais.

Ao mesmo tempo que Elizabeth julga Darcy por suas maneiras  diante de sua família e as pessoas de sua pequena cidade, ela é um grande alvo de crítica da sociedade e da maneira como as mulheres desde cedo cria falsas expectativas de vida. Ela observa e analisa a falsidade de várias relações, as bajulações para com os ricos, ela se sente uma pessoa super especial, por perceber nos mínimos detalhes coisas que outras pessoas não observa. Até mesmo com as pessoas de sua casa Lizzy possue duras e complexas opiniões, exceção de seu pai e Jane. Ela considera suas irmãs e sua mãe vazias, sem inteligência e fofoqueiras. Mesmo com esses defeitos Lizzy detesta ver sua família sendo tratada inferiormente por não possuírem uma vida de alto nível social.

Apesar de estar na cara o encanto de Bingley por Jane, impedimentos tentam separar os dois de se casarem, a irmã de Bingley por exemplo, finge gostar de Jane, enquanto por trás a acha simples e pobre para ter um cargo tão alto ao lado de seu irmão, e tenta de tudo para evitar a união dos dois. Já esta mesma irmã de Bingley, tem as intenções de casar com Darcy, mas contra sua vontade este misterioso rapaz aos poucos se apaixona poe Lizzy, daí por diante a história começa a se passar entorno de Fitzwilliam Darcy e Elizabeth Bennet. Ai iremos ver que algumas ações não demonstra sentimentos.

 

  minha opinião e sugestão de amiga:

Que livro é este? Um dos meus favoritos, romance super intenso, cheio de cimax envolventes, eu sempre shipando os casais, amei de verdade, dou 5 estrelas, super recomendo. Uma narrativa maravilhosa. Vale super apena conferir.

The following two tabs change content below.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags: , , ,

Categoria: Drama, Romance

Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Isabela Eduarda disse:

    Amei a resenha, o livro realmente é maravilhoso. Já li duas vezes. Faz resenha do livro A primeira vista de Nicholas. Acho que gostaria do livro!

    • Duuh disse:

      Olá Isabela Eduarda. temos algo em comum pois também acho este livro maravilhoso! Eu irei ler A Primeira Vista e assim que ler posto a resenha e coloco dedicatória a ti. Obrigada por ler minhas resenhas e por interagir. Beijos de gliter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *