Próxima Parada, de [Várias Autoras]

| 25 de agosto de 2018 | 0 Comentários

Autoras: Bruna Fontes, Júlia Braga, Marcele Cambeses, Mel Geve, Tamara Soares, Thati Machado e Vanessa S. Marine

Organização: Juliana S. Catalão e Marcele Cambeses

Gênero: conto

Páginas: 77

Formato: e-book

Lançamento: 27/07/2016

Oi gente! Voltei com tudo (Mentira, é que essa frase parece legal quando soa na minha cabeça) e vim trazer essa resenha pra vocês que eu sei que vocês vão amar. Deu muito trabalho resenhar tudo isso por eu tentar me dedicar a uma resenha de qualidade, mas eu garanto que fiz de todo o coração.

Bem, primeiramente, sobre esse livro temos boas e más notícias. A boa, ou melhor, a perfeita notícia desse livro é que ele é gratuito. SIM, GRATUITO! Um livro desses de graça, totalmente de graça, é de dar água na boca. Mas a má é que só tem em PDF no site oficial. Pode parecer ou pouco triste, mas todo mundo concorda que fica muito caro distribuir livro assim de graça, mas ele tem também na versão Epub e outra lá que eu não me lembro. Enfim, vamos as resenhas…

Indas e vindas (Bruna Fontes)

O primeiro conto foi realmente reflexivo. Bruna Fontes escreveu Indas e Vindas como se fosse um trecho tirado de um livro qualquer. Os acontecimentos ocorridos em um ônibus trazem o drama de um casal de melhores amigos apaixonados que arrasa o coração de qualquer um. Nesse conto você realmente consegue se colocar no lugar da personagem, sentindo suas emoções quando ela discute o amor que os dois têm. O amor dos dois e o passado que eles tiveram foram muito… divertido e embaraçoso, sem contar que o Henrique não era tão ruim assim. A melhor parte é aquela em que a Marina cita que embora o Jack tenha morrido congelado em Titanic todo mundo sabia que cabiam os dois naquele pedaço da navio. Assustei minha família com meu riso de cavalo naquela parte. Esse conto foi muito engraçado por começar com algo bem inesperado no ônibus e terminar altamente reflexivo.

Pontuação: 5/5

Sete minutos (Júlia Braga)

O que Bruna Fontes nos faz refletir Júlia Braga nos mata de rir. Não pense em poupar seus sorrisos ou incorporar indiferença nesse conto, porque a comédia rola solta. O que nos faz realmente quase cair de tanto rir é que primeiro, o conto é escrito em terceira pessoa, o que melhora tudo sabe? Parece que estamos assistindo uma novela em que você só fica esperando “Qual vai ser a reação dele / dela quando descobrirem?”. O motivo de tanta graça é que os personagens estão se sentindo deslocados por eles compartilharem um primeiro beijo de ambos os lados e os dois não souberem que foi o primeiro beijo um do outro, então eles ficam se evitando. Quer graça maior? (P.S.: Vou dividir chiclete com o crush também.)

Pontuação: 5/5

Transbordante, de Thati Machado

Se eu tivesse lido esse conto a um tempo atrás eu não acreditaria que o modo que a Thati Machado acaba esse conto e não acreditaria em tais sentimentos e formas de como as coisas podem acontecer, mas agora eu sei que pode. Thati nos trás uma história de dois amigos que se separaram por um estar apaixonado por outro e depois de anos eles começam a se encontrar no ônibus e silenciosamente trocam seus gibis, mas um dia tudo muda. A autora escreve em primeira pessoa um personagem que está confuso e sozinho em sua vida, então uma conversa de verdades muda tudo. A forma com que acabou foi esperada, mas não decepcionante e nem clichê. A Thati promete te arrancar um gritinhos de felicidade e no fim você vai se sentir transbordante.

Pontuação: 4/5

Querer é poder, de Vanessa S. Marine

Meu Deus! As vezes quando eu leio certos livros eu consigo encaixá-los muito no meu contexto atual, mas nunca pensei que Vanessa S. Marine caiu como uma luva no meu momento atual de todos os ângulos! Tô quase pedindo um balde d’água para eu voltar a realidade. Nos colocando em um dilema pessoal nos vemos pensando no nosso futuro junto com o personagem, que é fofamente tímido (dando uma de Shakespeare aqui) e a garota é tão reflexiva. Foram personagens tão bem feitos, cada um com suas complexidades e sentimentos, tudo que a gente gosta. A história é a mais curta de todas e trata de um tema tão complicado e comum quando se é adolescente: que carreira você quer seguir no futuro? Eu mesma não sei, mas acredito que mesmo sendo o mais curto foi o mais emocionante.

Pontuação: 5/5

Espelho, de Mel Geve

Nem tudo se resume a romance. Espelho tem uma temática muito próxima do que nos foi apresentada em Querer não é poder. O dilema é o mesmo, ou quase a mesma coisa, mas Mel Geve tem uma forma de lidar com as coisas de outra forma que Vanessa S. Marine lida. É uma história sobre dois jovens que se encontram em um ônibus e discutem um pouco sobre seus futuros e um tantinho de Harry Potter. Os personagens também trazem uma outra realidade mental dos jovens atuais que estão perdidos em meio a escolha que ditará seus futuros, mesmo que Juliana e Augusto não pensem assim. Eu gostei do personagem que narra os fatos, tendo toques muito detalhistas e dão um ar misantrópico

Pontuação: 4/5

Juntos, de Tamara Soares

Juntos começou de uma forma bem legal. Todas as autoras variaram seus protagonistas de modo que Tamara Soares usou um ex casal em seu conto. Ela usou pontos da cultura pop (vulgo, elementos reais como em Espelho e Sete Minutos) que tornou a coisa toda bem legal, mas terminou de forma que pra mim foi um tanto sem graça. Eu, não sei se foi falta de interpretação de texto, não entendi muito bem o final, ou como deveria te acabado e eu fiquei boiando no final. Fora esse detalhe a autora criou uma personagem bem humorada e cheia de personalidade, trazendo consigo uma história de arrastar corações no chão. Eu pude ter momentos de felicidade e reflexão bem acentuados e, como eu gosto de chamar, fora da caixa. Juntos é uma história de tempo psicológico maravilhosa.

Pontuação: 4/5

Os cinco estágios, de Marcele Cambeses

Até agora esse foi um dos, bem, mais apagados que eu li até aqui (Tô lendo aleatoriamente) e creio que eu que essa história não foi tãooo assim legal quanto as outras. Ela pegou uma história escrita em forma de carta (Ponto alto: Escrever em forma de cartas é tão fofo o romântico, que foi a pegada da autora nesse conto) e nos escreveu de forma muito sentimental os pensamentos da autora, trazendo uma protagonista sendo é uma romântica nata. Ela pega os cinco estágios do luto e os encaixa em cinco estágios do romance, da descoberta e da transformação de uma garota transgênero, o que o torna o mais longo (cronologicamente) do que os outros. A história toda tem seu palco em um ônibus e tem uma pegada de romance mais adulto, não aquela coisa que retrata sexo, mas sentimentos mais maduros semelhante as outras autoras. Foi um tanto mais desgastante pra mim por conta da minha idade, mas não deixa de ser bom pra que curte romance lésbico. Uma autora altamente séria.

Pontuação: 4/5

Biografias:

Bruna Fontes nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1993. Estuda Letras na UFRJ e trabalha como professora de inglês, tradutora e preparadora de textos. Publicou o livro La La Land: O Sonho Americano e Sob O Mesmo Teto tanto na internet quanto em formato impresso, e Platônico, dentre outros, no Wattpad.
Mantém um canal no youtube: www.youtube.com/c/BrunaFontesEscritora
Contato com a autora:
brunafontescs@gmail.com

Júlia Braga nasceu em Brasília, Distrito Federal, em 1993. Cursa Letras na Universidade de Brasília. Publicou o livro Eu, Cupido no Wattpad e agora está postando a obra Querido bebê na plataforma.
Contato com a autora: julia.bt@hotmail.com

Marcele Cambeses nasceu no Rio de Janeiro, Capital, em 1991. É graduada em Direito pela UERJ e atualmente trabalha como preparadora de textos. Publicou o livro Sinfonia, o primeiro volume da Série Destino Trocado, no formato impresso e participou da antologia Amores (Im)possíveis da editora Andross. Todas as suas obras já estão disponíveis também no Wattpad.
Contato com a autora: contato@marcelecambeses.com.br

Mel Geve nasceu em São Paulo, Capital, em 1995. Está concluindo o curso de Direito na FGV e atualmente trabalha com Propriedade Intelectual e Internet. Publicou o livro Trago Seu Amor de Volta em Três Dias no Wattpad.
Contato com a autora: melgeve@gmail.com

Tamara Soares nasceu em São Paulo, Capital, em 1996. Estuda Letras Português/Inglês na Universidade Presbiteriana MacKenzie. Trabalha atualmente como preparadora de textos. Possui quatro histórias publicadas no Wattpad: Fangirlish, Desnorteadas, Feira dos Corações Partidos e Tudo entre Amigos.
Contato com a autora: tamararsoares@gmail.com

Thati Machado nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1990. Estudou artes cênicas e publicidade e trabalha como modelo Plus Size. Publicou os livros Ponte de Cristal e Com outros Olhos em formato impresso e Poder Extra G, Singular, dentre outros, no Wattpad.
Mantém o blog: www.nemteconto.org
Contato com a autora: blognemteconto@outlook.com

Vanessa S. Marine nasceu em São Caetano do Sul, São Paulo, em 1993. Formada em Letras pela Universdade Presbiteriana Mackenzie. Publicou Novembro: 281 dias para recuperar um sorriso em formato impresso, também disponível no Wattpad.
Contato com a autora: vanessasmarine@hotmail.com

The following two tabs change content below.

Emily Damascena

Em meio ao caos, ao mundo, ao exército de problemas e complexidades essa garota lê. É bem improvável ela não estar lendo ou escrevendo, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Divide o resto de seu tempo com Deus, livros, filmes, séries, cadernos, computador, cama, irmãs, trabalho e não perde uma oportunidade de fazer um belo bolo para a família.

Últimas Postagens de Emily Damascena (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Comédia, Contos, Crônicas, Ficção Adolescente, Literatura Juvenil, Literatura Nacional, Romance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *