Correr – o exercício, a cidade e o desafio da maratona, de Drauzio Varella

| 22 de dezembro de 2016 | 0 Comentários

Capa_de_livro_correr

O livro foi escrito pelo médico Drauzio Varella autor de diversas outras obras dentre as quais “Estação Carandiru”. Sua primeira edição foi publicada em 2015 pela Editora de São Paulo, Companhia das Letras e figura entre as leituras prediletas dos corredores.

A obra, narrada em primeira pessoa, é formada por capítulos que mesclam a experiência do autor com a corrida (treinos e provas); a história da maratona; participação em treinos e provas em diversos lugares do Brasil e do mundo e outros ainda que falam acerca das lesões e outras alterações frequentes no corredor.

Perto de completar 50 anos de idade, Drauzio encontra um velho amigo dos tempos de colégio que em uma breve conversa menciona: “cinquenta, idade que tem início a decadência do homem”. Este foi o estopim para que Drauzio, que era um praticante ocasional de corrida, decidisse fazer algo para marcar positivamente a chegada de meio século de vida. Entre trabalho, voluntariado, família, amigos, gravações e escrita de livros, Drauzio encontrou tempo para treinar e planejar sua participação em sua primeira corrida de longa distância.

Sem preparar-se adequadamente, sua primeira participação em maratona (corrida de 42,195m) não ocorre exatamente como planejado. Entretanto, diversas outras virão: algumas sozinho, outras acompanhado de pessoas muito importantes para ele; diversas no exterior e outras no Brasil.

A obra nos proporciona conhecer a história da Maratona; viajar para lugares como Nova York, Tóquio, Boston, Chicago, Rio de Janeiro dentre tantos outros; passear pelas ruas de São Paulo, com as descrições detalhadas das casas, comércios, construções e pessoas que parecem nos levar para a “cidade da garoa” e ter uma visão diferente inclusive da cracolândia. Por diversas vezes no livro a narrativa nos proporciona, dividir e vivenciar com o autor sensações como frio, calor, cansaço, dor, felicidade e conquista…

Para corredores, vários capítulos demonstram equívocos, lesões e outras alterações que podem comprometer o treino e as provas. Também são mencionados muitos aspectos da saúde que são melhorados com a corrida. O autor dá algumas dicas de como driblar e evitar alguns transtornos que fazem parte da vida de quem pratica esse tipo de esporte. Além disso, demonstra como é possível encontrar tempo para cuidar do corpo e da saúde.

É um livro que pode ensinar e entusiasmar aqueles que correm, motivar aqueles que não correm a iniciar essa prática e permitir aos que simplesmente se deleitam com a leitura momentos de prazer com uma história simples e desenrolada.

The following two tabs change content below.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags: , ,

Categoria: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *