Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

| 17 de julho de 2016 | 3 Comentários

Reinações de Narizinho

Esse livro nos faz relembrar de nossa infância, para quem assistiu “O sítio do pica-pau amarelo”, sendo o primeiro livro de Monteiro Lobato, a locomotiva do comboio, o puxa fila. A historia começa. Aparecem Narizinho, Pedrinho, Emília, o Visconde, Quindim, Nastácia, o Burro Falante… E o milagre do estilo de Monteiro Lobato vai tramando uma série infinita de cenas e aventuras em que a realidade e a fantasia , tratadas pela sua poderosa imaginação, se misturam de um modo pessoal e inconfundível. O livro nos trás as seguintes histórias: “Narizinho Arrebitado” (Sete capítulos), “O Sítio do Picapau Amarelo” (Doze capítulos), “O Maquês de Rabicó” (Cinco capítulos), “O Casamento de Narizinho” (Sete capítulos), “Aventuras do Príncipe” (Oito capítulos), “O Gato Félix” ( Três capítulos), “Cara de Coruja” (Nove capítulos), “O Irmão do Pinóquio” (Sete capítulos), “O Circo de Cavalinhos” (Seis capítulos), ”Pena de Papagaio” (Dez capítulos) e “O Pó de Pirlimpimpim” (Sete capítulos).

Narizinho Arrebitado: Conta sobre quando ela e sua boneca Emília conhecem o Reino das Águas Claras, e também nos conta a história de como a Emília começa a falar.

O Marquês de Rabicó: Nos conta sobre quando a Narizinho empurra o Rabicó para se casar com a Emília, que se casa com ele somente achando que ele é um Príncipe e o Visconde de Sabugosa sendo seu pai.

O Casamento de Narizinho: Conta quando o Príncipe Escamado do Reino das Águas Claras estava doente, pois queria se casar com a Narizinho, que acaba aceitando e se casa com ele, tendo o vestido feito pela Dona Aranha.

Aventuras do Príncipe: O Príncipe Escamado tendo seu casamento terminado em um desastre, decide ir visitar Narizinho e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo, mandado o aviso pelo gato Félix, que chegando lá, e dado um grande susto na Vovó, que acha muito estranho e impossível a Narizinho se casar com um peixe.

O Gato Félix: Um novo gato que se diz o Gato Félix apareceu no sítio, sendo um grande contador de historias, todos acreditam nele exceto o visconde que acha estranho o que ele diz, além de estar ocorrendo sumiços de galinhas no sítio.

Na minha opinião, Monteiro Lobato foi muito criativo quando escreveu este livro, colocando suas opiniões na Emília (A Emília foi uma personagem inspirada no próprio Monteiro Lobato, só que dessa vez tendo a liberdade de expressão), além de criticar os adultos algumas vezes, o enredo e ótimo, porém o livro é muito infantil.

Pontuação:3,5/5

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de Abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções.

 

The following two tabs change content below.

Emily Damascena

sou viciada em ler e amo fazer trabalhos sobre o que li. gosto de teatro, musica e livros de ficção, vivi lendo livros desde pequena, pois minha mãe não queria contar as mesmas historias todos os dias, então ela me ensinou a ler e me apaixonei ate os dias de hoje. (caso se goste ou não da resenha comente, de a sua opinião,pois e importante para mim) ps.leia também minhas outras resenhas, tenho certeza que você vai gostar, comente, livro que mudou minha vida: As Vantagens de ser invisível( leia também).

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Contos, Literatura Infantil, Literatura Nacional

Comentários (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. laura kawane disse:

    nao comsigo achar nada que eu quero

    • Luana Lira disse:

      Olá, Laura! Tente achar esse livro na Saraiva ou na Livraria Cultura, certeza que deve ter lá.
      Att.

    • Emily Damascena disse:

      Olá Laura,
      Não entendi direito sua pergunta por não ser mais específica.
      Se está procurando um clássico aconselho “As Crônicas de Nárnia”.
      Se procura um gênero novo coloque os nomes dos autores como Meg Cabot, Rick Riordan ou Machado de Assis ou simplesmente escolha um resenhista e procure entre suas resenhas.
      Se não encontra uma informação que queira na resenha aponta para que eu possa nos ajudar
      Se não acha onde comprar sugiro que vá a um sebo (Dá um Google), entre em sites como Americanas, Livraria Cultura ou Amazon ou simplesmente vá a uma biblioteca na seção infantil
      Procurando respostas
      Emily Damascena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *