O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa [As Crônicas de Nárnia #2], de C. S. Lewis

| 18 de julho de 2016 | 0 Comentários

 

Quando a carne de Adão Quando o osso de Adão Em Cair Paravel No trono sentar Então há de chegar Ao fim a aflição O mal será bem quando Aslam chegar Ao seu rugido a dor fugirá Nos seu destes

“Quando a carne de Adão
Quando o osso de Adão
Em Cair Paravel
No trono sentar
Então há de chegar
Ao fim a aflição”
“O mal será bem quando Aslam chegar
Ao seu rugido a dor fugirá
Nos seus dentes, o inverno morrerá,    Na sua juba, a flor há de voltar”

O livro “O Leão, a Feiticeira e o Guarda- Roupa” é o primeiro livro de C. S. Lewis da série “As Crônicas de Nárnia”, mas na ordem aconselhada de leitura ele é o segundo livro (Sendo o livro anterior “O Sobrinho do Mago”)  criador por Lewis para sua afilhada chamada Lucy Barfield. A história conta sobre os quatro irmãos Pevensie, sendo dois meninos e duas meninas chamados de:Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia que vão morar no campo com um professor por causa da guerra. Quando estavam brincando de esconde- esconde, a mais nova chamada Lúcia se escondeu em um guarda- roupa e descobriu um mundo novo chamado Nárnia que está sobre um constante inverno por culpa da Rainha Branca ou Jadis, que é a atual governante de Nárnia. Agora cabe aos irmãos Pevensie derrotar a Rainha Branca com ajuda do maravilhoso Aslam, o Leão e ocupar os tronos de Cair Paravel, porém uma traição entre irmãos pode estragar tudo (O livro foi ilustrado por Pauline Baynes, tem 17 capítulos e 184 páginas).

O que eu achei do livro:

Bem, muitas pessoas podem achar o livro bem infantil, mas na verdade eu recomendo para todas as idades, como o próprio Lewis disse em uma de suas cartas para sua afilhada Lucy:

“…agora você está muito grande para ler contos de fadas;[…] Mas um dia virá em que, muito mais velha, você voltará a ler histórias de fadas. Irá buscar este livro em alguma prateleira distante e sacudir- lhe o pó…”

Lewis tem razão, tenho certeza que você, assim como eu, vai voltar a ler este livro e novamente não irá se arrepender, tendo um enredo interessante sobre algo que você nunca viu, só aconselho a ler perto de um dicionário, pois tem muitas palavras que não são de nosso século.

Pontuação: 5/5

Curiosidade: Uma carta do autor dos livros revela a evidência clara e contundente da mensagem que Lewis quis passar através de As Crônicas de Nárnia. Esta carta, escrita em 1961, foi enviada por C.S. Lewis a um menino na qual lhe fala sobre suas histórias, e indica que Lewis quis representar Jesus Cristo de forma figurada com o leão Aslam. Nela, Lewis afirma que “toda a história de Nárnia se refere a Cristo”.Nessa mesma carta, Lewis diz: “Suponhamos que existisse um mundo como Nárnia, e suponhamos que Cristo quisesse ir a esse mundo e salvá-lo (como fez conosco). O que aconteceria então?”. O mesmo Lewis responde a esta pergunta dizendo: “Pois as crônicas são minha resposta. Como Nárnia é um mundo de animais que falam, pensei em encarná-lo como um animal que fala. Dei-lhe a forma de leão porque se supõe que o leão é o rei dos animais; e também Jesus é chamado ‘O Leão de Judá’ na Bíblia”. O conteúdo desta carta foi publicado em um livro que contém as cartas de C.S. Lewis.

Clive Staples Lewis comumente mais referido como C. S. Lewis foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e apologista cristão britânico .Ele é mais conhecido por seus trabalhos envolvendo a apologia cristã, incluindo as obras O Problema do Sofrimento (1940), Milagres (1947) e Cristianismo Puro e simples (1952), e a ficção e a fantasia, sendo as obras As Crônica de Nárnia (1950-56), Cartas de um diabo ao seu aprendiz (1942) e Trilogia espacial (1938-45), exemplos de sua produção literária voltadas para esses temas.

The following two tabs change content below.

Emily Damascena

sou viciada em ler e amo fazer trabalhos sobre o que li. gosto de teatro, musica e livros de ficção, vivi lendo livros desde pequena, pois minha mãe não queria contar as mesmas historias todos os dias, então ela me ensinou a ler e me apaixonei ate os dias de hoje. (caso se goste ou não da resenha comente, de a sua opinião,pois e importante para mim) ps.leia também minhas outras resenhas, tenho certeza que você vai gostar, comente, livro que mudou minha vida: As Vantagens de ser invisível( leia também).

Últimas Postagens de Emily Damascena (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags:

Categoria: Aventura, C.S.Lewis, Fantasia, Ficção, Literatura Juvenil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *