Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare

| 11 de junho de 2018 | 0 Comentários

Autor: William Shakespeare

Atos: 5, subdivididos em 3 partes

Sinopse: Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a “comédia trágica”, que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um “sonho” originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real.

O que eu achei do livro: 

Oi gente! Quanto tempo, não é? Hoje eu trago a vocês Sonhos de uma noite de verão, do nosso famosíssimo Shakespeare.

Esse foi o meu primeiro livro de Shakespeare (Se você não contar com a versão da Turma da Mônica de “Romeu e Julieta” onde eu não me lembro o final) e posso afirmar que esse é o meu favorito de todos dele.

O livro é difícil de entender. Atualmente tenho catorze anos e li o livro duas vezes para auxílio na compreensão. O livro é muito difícil de ser lido e muito mais a ser compreendido, se você leu em formato de peça teatral como eu a coisa fica pior e mais confusa, o que me faz não aconselhar a lerem nessa mesma forma que eu li. Quando li na forma de texto corrido foi muito mais fácil, porém muito mais curto que o outro, mostrando uma historia simples, curta e muito direta. Vi uma outra face desse livro na forma narrativa e conheci uma comedia fofa, leve e muito absurda.

Devo explicar melhor minha opinião. Sonhos de uma noite de verão, contrariando os rumos normais que conhecemos de Shakespeare é uma comédia fantasiosa que leva tudo ao cumulo do absurdo, ao ponto de duas pessoas se cruzarem e não notarem o que aconteceu. Também tem a coisa da cabeça do burro que me deixou confusa. Eu ainda não entendi direito o que queriam dizer com aquilo.

Uma das minhas partes favoritas e que torna o livro um absurdo é quando os casais ficam se confundindo. Consegui imaginar a cena na minha cabeça de como foi cômico e idiota ao mesmo tempo.

A peça fez com que parecesse que o amor pode ser enganado, semelhante a algo mentiroso mas suficientemente convincente. Nela nós temos o amor como algo de segundo plano, onde em certas partes temos algumas referências a Romeu e Julieta. Mesmo sendo uma comédia sentimos a crítica ao casamento arranjado, ao machismo e ao que realmente seria o amor.

A marcação principal de Shakespeare é, como todos conhecem, suas frases filosóficas, mas não encontrei nenhuma que seja tão memorável, embora possa mencionar algumas:

“As vezes a simplicidade e o silencio dizem mais que a eloquência planejada”

“Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”

Pontuação: 3/5

William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas como “Hamlet”, “Otelo”, “Macbeth” e “Romeu e Julieta”. É considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.

The following two tabs change content below.

Emily Damascena

sou viciada em ler e amo fazer trabalhos sobre o que li. gosto de teatro, musica e livros de ficção, vivi lendo livros desde pequena, pois minha mãe não queria contar as mesmas historias todos os dias, então ela me ensinou a ler e me apaixonei ate os dias de hoje. (caso se goste ou não da resenha comente, de a sua opinião,pois e importante para mim) ps.leia também minhas outras resenhas, tenho certeza que você vai gostar, comente, livro que mudou minha vida: As Vantagens de ser invisível( leia também).

Últimas Postagens de Emily Damascena (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Acadêmico, Comédia Romântica, Fantasia, Literatura Clássica, William Shakespeare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *