Tosco, de Gilberto Mattje

| 8 de dezembro de 2014 | 4 Comentários

Capa ToscoEdição: 1
Editora: Alvorada
ISBN: 788562443015
Ano: 2009
Páginas: 134

Tosco parece ser um livro bem conhecido nas escolas públicas brasileiras e deveria mesmo, já que é tempo de os brasileiros começarem a ler sobre finais felizes possíveis na nossa própria realidade.

Desde o começo o livro se refere ao personagem como Tosco, um apelido que ele possui por ser mau – educado, sem nunca citar seu nome, criando uma forte sensação de identificação no leitor. A história se passa em vários momentos da vida do guri, desde o ambiente agressivo em casa, até a evasão escolar e o período em que ele passa a trabalhar como aviãozinho, quando se apaixona e assim por diante. A análise e comparação com pessoas que conhecemos é quase sempre irresistível.

O livro começa quando o personagem ainda é pequeno e vai mostrando como o sentimento de culpa mau resolvido vai afetando a vida do garoto, os ambientes mudam, as pessoas mudam, mas você consegue perceber o personagem de dentro para fora, inclusive quando ele resolve mudar de atitudes para se tornar mais parecido com seu melhor amigo e para que uma garota que ele admira pare de o perceber como um tosco.

No Brasil o livro virou uma febre, uma vez que muitos adolescentes conseguiram se identificar com o personagem e tem sido adotado por escolas da rede pública, para estimular a leitura por parte desse público, que sabemos não ser afeito a livros nacionais, o que não deixa de ser um marco.
Indico para pessoas que tenham gostado de “O Caçador de Pipas” ou “Diário Absolutamente Verdadeiro De Um Índio de Meio Expediente” ou adolescentes em geral e também para educadores, ele é extremamente interessante.

Nota: 4/5

Biografia do autor: Natural de Horizontina, Rio Grande do Sul, Gilberto Dari Mattje escolheu a capital sul-mato-grossense para residir e trabalhar.Filósofo, psicólogo especialista em Psicanálise, e como se não bastasse, mestre em Psicologia Social e da Saúde, além de professor universitário, Gilberto ainda é autor do livro que já é sucesso entre os alunos nas escolas públicas de Campo Grande: o “Tosco”. Lançado em 2009 na Capital, adotado pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande no ano seguinte e também em 2011, “Tosco” virou febre entre os adolescentes, em sua maioria, do 6º e 9º ano. Além disso, segundo pesquisa feita com os professores que utilizaram o livro em sala de aula, eles perceberam uma diminuição da agressividade em 35% de seus alunos e melhoria geral em 92%.

Audrei Bittencourt Maciel, Técnica Agrícola e Agropecuária, estudante de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UERGS, escritora nos blogs, Resenhas De Livros vinculado ao site Ler Livros Online e De Olho Em São Marcos e autora da page Ensino Em São Marcos no Facebook. Autora de “Normalidade” da série A Ceifeira.

VEJA TAMBÉM

Dois Garotos se Beijando, de David Levithan Quando dois garotos decidem quebrar o mais novo recorde de beijo mais longo dado, isso acaba não afetando apenas eles, como também muitos outros adolescentes nos arredores. Dois garotos se Beijando é a história de alguns deles. Não é apenas um romance: É David Levithan. Dois Garotos se Beijando é um...
The following two tabs change content below.

Audrei Bittencourt

Sou uma pessoa diferente, temperamental, com gênio muito forte, divertida e inteligente, gentil e amiga. Tenho paixão por livros desde a primeira série do fundamental e leio pelo menos um por semana. Meus estilos preferidos são romance, terror, mistério e suspense. Autora de "Normalidade" da coleção " A Ceifeira". Técnica Agrícola e Agropecuária, estudante de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UERGS, escritora nos blogs, Resenhas De Livros vinculado ao site Ler Livros Online e De Olho Em São Marcos e autora de “Normalidade” da série A Ceifeira.

Últimas Postagens de Audrei Bittencourt (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Literatura Juvenil, Literatura Motivacional, Literatura Nacional

Comentários (4)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Vilani disse:

    Meu filho de 11 anos estava terminando de ler o livro. O título me chamou a atenção e eu comecei a ler. Não consegui parar, até chegar ao final. Uma história tocante, emocionante. Não consegui conter as lágrimas no final. Um retrato da triste realidade de muitos jovens. No caso dele, com final feliz.

    • Luana Lira disse:

      Olá, Vilani! Isso mostra o quanto “Tosco” pode ser lido por todas as idades, é um livro maravilhoso 😀
      Agradecemos pelo comentário!

  2. Silvana legio disse:

    Amei esse livro mt bom…Recimendo a ler 😚 adorei e se for preciso leio de novo ! ! !

    Palmas para o autor que fez essa obra mara 👏👏👏👏💮

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *