Tropa N.E.R.D.S. – Núcleo de Espionagem, Resgate e Defesa Secreto [Tropa N.E.R.D.S #1], de Michael Buckley

| 28 de outubro de 2016 | 0 Comentários

A intriga, a ação e as surpresas desta empolgante aventura de espionagem farão com que toda a garotada queira fazer parte deste fantástico mundo dos agentes secretos NERDS. Está disposto a se arriscar?

Ao pensar em um livro para iniciar com minhas resenhas aqui no RESENHAS DE LIVROS, escolhi rapidamente este livro. Comprei este livro já há uns anos. Não me lembro de quando ou o porquê, mas me lembro de que logo me interessei pelo livro, ou, melhor, pela ilustração da capa.

A obra foi publicada pela V&R editoras que é conhecida pelo sucesso Diário de um Banana e posso dizer que, na época, aumentou a expectativa do pequeno leitor, que se aventurava a ler um livro grande pela primeira vez.

Michael Buckley desvenda nesse livro os segredos do Núcleo de Espionagem, Resgate e Defesa Secreto, ou, melhor, Tropa N.E.R.D.S.

O livro de 344 páginas (Um pouco extenso para a faixa etária destinada) dá uma aula de humor, ação, aventura e respeito às diferenças. Respeito às diferenças é o tema central da obra que é dividida em 9 níveis de acesso e 25 capítulos (mais prólogo e epilogo).

Michael Buckley é roteirista de séries e desenhos animados, além de ter escrito os livros:

  • Irmãs Grimm (Série de Livros)
  • Tropa Nerds (Série de livros)
  • Kel Gilligan’s Daredevil Stunt Show
  • Undertow Triologia

No Brasil, só foram lançados:

  • Irmãs Grimm (1,2,3 e 4)
  • Tropa Nerds (1,2 e 3)

Afinal, o que é Tropa N.E.R.D.S? Uma equipe ultrassecreta formada de… CRIANÇAS. Crianças são pequenas, subestimadas e a última esperança do mundo. Essas crianças não são normais. Elas são aprimoradas por uma máquina que transforma seus maiores defeitos em qualidades. Quem tem mais defeitos que um Nerd? Hoje, a equipe é formada por:

  Duncan “Grude” Dewey – Come substancias pegajosas e caminha pelas paredes.

  Ruby “Baiacu” Peet – Detecta o perigo e desonestidade graças às suas alergias.

  Hearthclift “Dentinho” Hodges – Controla a mente das pessoas com seus enormes dentes. (Observação pessoal: Fiquem de olhos abertos com esse cara)

  Julio “Agito” Escala – Um garoto hiperativo com grande força e velocidade.

  Matilda “Chiado” Choi – Seus inaladores permitem voar e disparar explosivos contra seus inimigos.

  Jackson “Cara de Arame” Jones – O novo recruta. Os seis quilos de metal em sua boca o tornarão a ultima novidade tecnológica do time… Se ele conseguir aceitar a ideia de ser um NERD.

A história começa com o ex-agente Varapau nos dando uma série de advertências sobre o livro. É ele quem o narra e comenta as humorísticas transições de níveis de acesso. Após o acesso a obra ser concedido, acompanhamos as aventuras de Jackson, um ex-valentão, com 64 dentes divididos em quatro fileiras, que é obrigado a colocar aparelho, marca registrada dos NERDS.

Depois de reler, percebi o cumprimento da “Jornada do Herói” na obra. Se você não sabe o que é a “Jornada do Herói”, abaixo está um resuminho:

  1. Mundo Comum – O mundo normal do herói antes da história começar.
    • Chamado da Aventura – Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
  2. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado – O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
  3. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural – O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
  4. Cruzamento do Primeiro Portal – O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
  5. Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia – O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
  6. Aproximação – O herói tem êxitos durante as provações
  7. Provação difícil ou traumática – A maior crise da aventura, de vida ou morte.
  8. Recompensa – O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
    • Caminho de Volta – O herói deve voltar para o mundo comum.
  9. Ressurreição do Herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
  10. Regresso com o Elixir – O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum.

Além da aventura de Jackson, também temos capítulos reservados a Hiena, uma assassina profissional. Ao final do livro descobrimos que o destaque dado a ela no livro não é à toa.

São com esses capítulos que mostram os dois pontos de vistas (O de Jackson e o de Hiena) que o livro segue.

Com pitadas de humor e aventura, a história vai se desenrolando com a revelação do grande vilão no final.

Falamos sobre vários personagens, mas não sobre os vilões(Sim, são vários). Vilões como o Dr. Quebra-Cabeça, um doutor que acha que os problemas do mundo serão resolvidos se reunissem as placas tectônicas de novo, Abobado da Vinci, um capanga qualquer (Mentira!), e Simon, a mente por trás de tudo.

Um livro que nos ensina a não julgar os outros pela aparência e as consequências do Bullyng é sempre bem vindo nessa sociedade em que as diferenças não são bem vistas.

ADVERTÊNCIA:  ESTE LIVRO NÃO É PARA QUALQUER GAROTO.

The following two tabs change content below.

Daniel Silva

Eu sou leitor assíduo de Turma da Mônica Jovem e clássica, fãzaço de Emerson Abreu, Sidney Gusman e do mestre Mauricio de Souza. Amo quadrinhos, como já devem ter percebido! Não perco um episódio de Once Upon a Time, The Flash, Arrow, Legends of Tomorrow e Supergirl. Além disso, quando não estou lendo quadrinhos ou livros, estou desenhando ou escrevendo. Aqui, espero escrever sobre o que esse carioca ama, histórias!

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Tags:

Categoria: Literatura Juvenil, Michael Buckley

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *