A Cinco Passos de Você, de Rachael Lippincott; Tobias Iaconis; Mikki Daughtry

2 de maio de 2019 | Por | Resposta Mais

Autores: Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis Editora: Globo Alt Páginas: 288

Agora uma superprodução cinematográfica estrelada por Cole Sprouse, de “Riverdale”. 21 de março nos cinemas. Stella Grant gosta de controle. Ela parece uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que deve tomar para controlar a fibrose cística, doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Para conseguir um transplante, ela precisa seguir seu tratamento e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa ficar a pelo menos seis passos de outros pacientes com a doença – sem exceção. Will Newman não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, sua doença não é a única coisa que os une. Eles não podem se aproximar, mas, conforme sua conexão aumenta, os seis passos entre eles passam a ser insuportáveis. E se pudessem quebrar as regras? Cinco passos são tão perigosos quanto perder um grande amor? “E se você se apaixonasse mas não pudesse tocar seu amado? A cinco passos de você estreou na lista de mais vendidos do New York Times apenas uma semana após seu lançamento.” – PUBLISHERS WEEKLY “A cinco passos de você o fará chorar e provocará um forte déjà-vu nos fãs de A culpa é das estrelas. Essa é uma história inspiradora sobre pessoas que fazem cada momento contar – e sobre o poder transcendental do amor.” –COSMOPOLITAN

Todos com certeza conhecem o filme A Cinco Passos de Você, que está atualmente no cinema, nos trazendo mais um casal doente e apaixonado. Sem mais delongas eu posso dizer que eu O-DI-EI esse livro. Não é nada contra o gênero, e sim com o livro mesmo.

A Cinco Passos de Você segue uma linha de romance clichê padrão: garotinha certinha e bobinha que se apaixona pelo bad boy que vive quebrando as regras e se metendo em confusão, ela tem um melhor amigo gay que ocasionalmente serve de cupido e tem descendência de algum país latino. Os protagonistas se envolvem em uma relação de amor e ódio que acaba estreitando os seus laços e deixando-os muito próximos, com algumas cenas sendo ridículas, como quando eles falam sobre algo e usam o mesmo adjetivo, como se tivessem a mesma consciência ou divergindo sobre alguns fatos. Sabemos como ele acaba, não sabemos? Com esse início o final não foi diferente e completamente esperado. O livro não tem nenhum diferencial, nenhum brilhantismo, nada que o faça sair da categoria de “mais um romance”.

Mas a jogada do livro clichê qualquer foi bem inteligente. Quando lemos a dedicatória da autora (se alguém alem de mim lê) notamos a seguinte frase “Antes de mais nada, este livro é dedicado às milhares de pessoas ao redor do
mundo com fibrose cística. Espero, com todo o meu coração, que ele aumente a conscientização sobre a FC e ajude a fazer com que cada um de vocês se sinta ouvido”.  O intuito dela sempre foi conscientizar sobre a doença, somando a um livro que seria facilmente lido e usando um gênero super famoso, como é o romance e entre os jovens da atualidade, como são os protagonistas do livro. Não sei se essa ação foi consciente da autora ou não, mas garanto que funcionou com todo o público que foi atingido. Uma jogada genial!

Mesmo com esses detalhes eu não gostei de livro. Acho que só se repetiu o efeito de A Culpa É das Estrelas, só que sem o brilhantismo de Green. Ao tentar tratar sobre os efeitos da Fibrose Cística na vida dos adolescentes, só trouxe mais um casal que se apaixona e compartilha a mesma doença. Não vejo nada de especial nesse livro e todas as sensações que ele me causou foi irritação com aquela história mal mastigada e reprisada, com o diferencial da Fibrose Cística, que era só serviu como antagonista.

Pontuação: 1/5

Rachael Lippincott
É formada em escrita pela Universidade de Pittsburgh e vive na Pensilvânia, onde divide seu tempo entre escrever e cuidar de um food truck com sua namorada. A cinco passos de você é seu primeiro romance.
Mikki Daughtry
É roteirista e mora em Los Angeles. Ela é formada em artes cênicas e colaborou tanto no manuscrito quanto no roteiro do filme de A cinco passos de você.
Tobias Iaconis
Nasceu na Alemanha e mora em Los Angeles com sua mulher e seu filho. Ele estudou literatura e trabalha como roteirista. Assim como Mikki, colaborou no manuscrito e no roteiro de A cinco passos de você.

The following two tabs change content below.

Emily Damascena

Em meio ao caos, ao mundo, ao exército de problemas e complexidades essa garota lê. É bem improvável ela não estar lendo ou escrevendo, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Divide o resto de seu tempo com Deus, livros, filmes, séries, cadernos, computador, cama, irmãs, trabalho e não perde uma oportunidade de fazer um belo bolo para a família.

Últimas Postagens de Emily Damascena (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Adolescente, Chick Lit, Ficção Adolescente, Romance Americano, Romance Clichê

Sobre o autor ()

Em meio ao caos, ao mundo, ao exército de problemas e complexidades essa garota lê. É bem improvável ela não estar lendo ou escrevendo, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Divide o resto de seu tempo com Deus, livros, filmes, séries, cadernos, computador, cama, irmãs, trabalho e não perde uma oportunidade de fazer um belo bolo para a família.

Deixe um Comentário