A Flor da Amazônia, de Toni Brandão
A flor da Amazônia traz a história de Caco comum que mora na Amazônia que é apaixonado por sua colega de classe, Lia, a um bom tempo. O pequeno Caco decide que já está na hora de contar tudo para Lia, ele se prepara par contar tudo mas não consegue ele acaba se embolando nas palavras.
Na sala de aula, a professora estava empolgada ensinado sobre a vitória-régia e é quando Lia diz que seu sonho era ganhar a flor da vitória-régia. O garoto põe na cabeça que ele precisa dar uma flor para Lia, ele iria até a floresta procurar a flor mais bonita da Amazônia.
Depois que a aula acaba Caco inventa uma história para sua mãe e escapa para a floresta, porém a floresta não era nada do que ele estava pensando, lá e perigoso e cheio de animais estranhos. O menino acaba se perdendo na floresta, até encontrar a primeira figura ilustre, o Saci-Pererê. O Saci e um ser cheio de brincadeiras de mal gosto, e fica fazendo joguinhos com Caco, porém o menino não e burro é acaba ”driblando” o Saci e fugindo.
O menino continua sua jornada até encontrar o Curupira, que é o defensor das matas. A principio ele parece sr uma pessoa muito mal, mas logo ajuda Caco a encontrar o caminho para casa. Caco segue o caminho, porém está escuro e ele acaba passando a noite na floresta, o menino fica muito triste e lembra de casa.
De manha ele acorda e ver que está no caminho certo e é ai que ele encontra a Iara, e essa mostra pra ele onde encontrar a flor. Ele recolhe a flor da vitória-régia e volta para casa, levando a flor para Lia. Todos estavam preocupados com Caco, até mesmo os meninos que implicavam com o garoto.
Minha Opinião Sobre o Livro:
A flor da Amazônia é uma história bem divertida e cheia de humor, o livro e totalmente ilustrado e vem trazendo o folclore brasileiro de uma forma bem alegre. Caco é um menino bem corajoso apesar de tudo, ele foi atrás da flor só para agradar uma menina, que a principio não parece querer nada com ele.
Eu gostei muito do Saci, ele é um personagem bem malandro e fica tentando enganar o Caco. Já o Curupira ele é um personagem bem típico, aparentemente mal porém depois você ver que ele não é assim. Já a Iara é a gata que não consegue ser rejeitada ela até tenta seduzir o Caco mas não deu muito certo.
Caco de traz uma leitura rápida mais ela te prende mesmo da aquela vontade de chegar muito no final, porém depois da uma saudade do livro.
Eu recomendo ele para todas as idades, principalmente para as crianças de 8 a 13 anos, que vão se deliciar mais com a história.
Madlla Pereira
Últimas Postagens de Madlla Pereira (Ver todas as publicações)
- O Iluminado, de Stephen King - 23 de fevereiro de 2016
- Crepúsculo [A Mediadora #6], de Meg Cabot - 4 de janeiro de 2015
- Assombrado [A Mediadora #5], de Meg Cabot - 10 de agosto de 2014
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Fantasia, Literatura Juvenil, Toni Brandão