A Grana, de Cyinthia D’Aprix Sweeney
Esta história é sobre os quatro irmãos Plumb, que sonhavam e dependiam da herança, o pé de meia da família, para viver e construir seu futuro. Mas esse dinheiro só seria liberado quando a irmã mais nova, Melody, completasse 40 anos. Infelizmente, nesse meio tempo o irmão mais velho, Leo, fugiu da festa de casamento de um primo com uma garçonete à tira colo, sofrendo um gravíssimo acidente de carro, e por consequência usando boa parte do pé de meia para pagar o prejuízo.
Sobrando pouquíssimo dinheiro (comparado com o que eles iriam ganhar) e se preocupando com a situação, os irmãos marcam um almoço para decidir como vão repor essa grana e pensar se Leo merece, ou não, ganhar a pequena parte correspondida a ele.
Melody, que era a mais esnobe e mimada, tinha as duas filhas que precisariam do dinheiro para pagar a faculdade. Bea, que era uma escritora decepcionada e que a muito tempo não produzia nada, queria investir em seus livros e Jack, o inteligente e mais bem sucedido queria investir no seu casamento e na sua loja de antiguidades.
Esse livro é uma grande lição sobre finanças, sempre focando no lado financeiro da história. Cada capítulo é narrado por um dos quatro irmãos ou pelas gêmeas, que são os principais. Mas também temos pequenos capítulos em que os narradores são antagonistas como Matilda, Vinnie e Paul. O que trás mais sentimento pra história, porque você consegue enxergar todos os lados da situação.
Eu tinha lido que era um romance, mas nos primeiros capítulos é difícil de acreditar porque vai contando as histórias dos irmãos. Mas conforme vamos lendo percebemos que é um romance sim, cada personagem tem um marido ou namorado. E além de “grana” o livro conta o desenrolar desses romances. E é demais poder acompanhar esses amores, porque acaba se tornando vários livros dentro de um só. Essa é a melhor parte do livro, quando você se dá conta de que é um romance, e bate uma ansiedade pra saber que fim vai dar cada casal.
Esse livro é o primeiro romance da autora, e ela conseguiu conduzir de uma forma excelente, como ela mesma diz nas primeiras páginas, não era intenção dela criar um romance, mas um amigo disse que poderia se tornar. E é bem essa sensação que temos lendo, aos poucos você vai enxergando isso nos capítulos.
Posso classificar esse livro como lindo, pois mostra a aproximação que família vai tendo, eles vão precisando muito mais um do outro do que de dinheiro. É lindo, é incrível e poderia acontecer com qualquer família. É uma história super-real e atual. Eu classifico com 5 estrelas.
Nati Behn
Últimas Postagens de Nati Behn (Ver todas as publicações)
- Boa Noite, de Pam Goçalves - 5 de novembro de 2017
- Buracos Negros, de Stephen Hawking - 30 de maio de 2017
- A Grana, de Cyinthia D’Aprix Sweeney - 22 de fevereiro de 2017
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Comédia, Cynthia D'Aprix Sweeney, Romance