A Lista Negra, de Jennifer Brown
O livro conta a história de Valerie, uma estudante do Ensino Médio, com pais e um namorado que ela se identifica e o ama muito. Os dois são constante alvos de bulliyng no colégio, ninguém os respeita, e por onde passam recebem piadinhas e maus tratos. Cansada, não só de tal fato, ela está passando por problemas de família e resolve criar uma lista, onde ela coloca o nome de tudo e todos que à faz mal.
Ao apresentar a lista para o namorado (Nick), ele resolve ajuda-la a aumentar os nomes. O problema é que para Valerie, a lista era apenas uma forma de desabafo, uma brincadeira, enquanto ele leva muito a sério. Até que então, em um dia normal de estudos, ele leva uma arma para a escola e acaba matando e ferindo todos que tinham seus nomes na lista. Foi um grande desepero, um ar de confusão, pessoas desesperadas, e Valerie tentando controla-lo; Para sua infelicidade, em uma tentativa de impedir que ele atire também em uma de suas inimigas, Valerie entra na frente e… Nick acerta um tiro em suas pernas e acaba se matando.
“E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava” Pág. 85
Após vários meses da tragédia, Valérie, apesar de manca se recupera, porém, leva consigo consigo o trauma. O mais difícil era que todos, ate mesmo seus pais e amigos a viam como culpada de tudo. Ela precisa encontrar uma saída para encarar a vida novamente, encarar seus medos, a escola, a mídia, seus amigos e a confiança de seus pais. O que a deu forças foi ir visitar seu amigo e terapeuta Dr.Hietler e de Bea, uma artista que á fez desenvolver seu lado artístico, com desenhos e pinturas.
Narrado em primeira pessoa, o livro é intercalado entre o presente e passado. Apresenta algumas partes de publicações na mídia, onde fala um pouco de cada vítima. Um livro que nos leva a conhecer o lado piscicologico e sombrio, o poder do ódio, e do bulliyng. Uma leitura que comove a cada parte, que emociona é nós leva a refletir a história, que é tão semelhante à nossa realidade.
Confesso que chorei muito no final deste livro, e espero que lancem um filme. É um bom tema para por em discurso principalmente nas escolas. Acho que ficou à desejar em alguns pontos, fiquei curiosa com o amigo misterioso do Nic, e de como ela se livrou do detetive. Espero que esse livro seja não visto só como mais uma história, mas como algo que devemos levar para cada um.
Resenha feita por Liliane Souza
Sobre a Autora: Jeniffer Brown nasceu e vive nos Estados Unidos com seu marido e seus três filhos. Formada em Piscicologia e com alguns trabalhos na área de Recursos Humanos. antes de lançar o dramático livro, ela trabalhou como colunista de humor em um jornal. Hoje ela dedica sua carreira escrevendo livros Jovem/Adulto em tempo integral e seu maior sucesso foi este livro, o lista negra, mas também lançou outros como: ” As fases da Lua” e “Amor amargo”.
ResenhasDeLivros.com
Últimas Postagens de ResenhasDeLivros.com (Ver todas as publicações)
- O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs - 26 de setembro de 2016
- A arte de correr na chuva, de Garth Stein. - 23 de julho de 2016
- Depois de você [Como eu era antes de você #2], de Jojo Moyes - 20 de julho de 2016
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Drama, Literatura Juvenil