Extraordinário, de R. J. Palacio
R. J. Palacio. Grave este nome para a vida. August Pullman também. Acho que nem preciso pedir, pois depois de ler Extraordinário, você vai ficar com esses nomes até o túmulo. Palacio é uma escritora americana que(por enquanto) só escreveu Extraordinário e alguns contos deste. Já August Pullman é um menino de dez anos que provavelmente é muito mais inteligente e corajoso que você(e eu também).
Auggie é um menino de dez anos comum. Por dentro. O garoto nasceu com uma série de deformidades faciais que lhe dão uma aparência “fora do comum”, para não dizer monstruosa. Até a metade do livro não temos uma descrição de como é o rosto de August mas ele conta as reações das pessoas quando o veem e isso já basta para termos uma ideia de como ele é.
Ele mora em Nova Iorque e pela primeira vez na vida vai para uma escola de verdade, entrará na quinta série e vai reafirmar o que o menino sabia a muito tempo: as pessoas podem ser cruéis. Mas calma. O livro não vai ser só tristeza, lágrimas e miséria. Há momentos felizes, bons, momentos que fazem seu coração sair pela boca e momentos que você tem vontade de dar um tapa em si mesmo por ser tão imbecil.
O livro não tem exatamente um clímax. Aquele momento em que tudo falado se encaixa e tem a grande explosão. Não. A história de August Pullman é simples, leve e extraordinária. Os capítulos são narrados alternados, começa com August, mas logo passa para os amigos e familiares. A obra de Palacio é perfeita e o jeito como escreve também é. Cada frase tem um significado novo e abre ainda mais nossos olhos. Você já leu alguma frase que deu vontade de arrancar do livro e colar na parede? Pois é, se fosse possível fazer isso, não existiria mais livro, ele estaria inteirinho nas paredes.
O único problema que tive com o livro foi este: acho que ele é perfeito demais. Tem horas que paramos para pensar “como raios um menino de dez anos pode ser tão inteligente?!”, tudo bem que ele lê O Hobbit e As Crônicas de Nárnia nessa idade mas fala sério, o garoto faz a maioria das pessoas parecer uma porta de tão burra.
Mas tudo bem, Extraordinário é lindo, perfeito, maravilhoso e se você não se convenceu pela resenha, leia mesmo assim. Se você comprar, ler e não gostar, tudo bem, pode me mandar o livro pelo correio que eu aceito mais uma edição. Ah, e tem um hospício aqui perto de casa, te passo o endereço.
Natália Demétrio
Últimas Postagens de Natália Demétrio (Ver todas as publicações)
- Extraordinário, de R. J. Palacio - 3 de março de 2016
- Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz. - 3 de março de 2016
- O Mar Infinito [A Quinta Onda #2], de Rick Yancey - 25 de fevereiro de 2016
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Literatura Juvenil, R. J. Palacio
Não tem como não gosta do livro extraordinario e muito muito muito bom, ja li umas 3 vezes.
Olá, Edson! Pura verdade, é um livro maravilhoso <3
Agradecemos pelo comentário!
Me deixou com muuuita curiosidade para ler este livro, (VOU COMEÇAR LER HOJE MESMO) e tbm sua resenha foi muuuuito útil para elaborar a MINHA resenha no trabalho de leitura escolar. 😉