Extraordinário, de R. J. Palacio

3 de março de 2016 | Por | 3 Respostas Mais

Capa do Livro: Extraodinário

     R. J. Palacio. Grave este nome para a vida. August Pullman também. Acho que nem preciso pedir, pois depois de ler Extraordinário, você vai ficar com esses nomes até o túmulo. Palacio é uma escritora americana que(por enquanto) só escreveu Extraordinário e alguns contos deste. Já August Pullman é um menino de dez anos que provavelmente é muito mais inteligente e corajoso que você(e eu também).
Auggie é um menino de dez anos comum. Por dentro. O garoto nasceu com uma série de deformidades faciais que lhe dão uma aparência “fora do comum”, para não dizer monstruosa. Até a metade do livro não temos uma descrição de como é o rosto de August mas ele conta as reações das pessoas quando o veem e isso já basta para termos uma ideia de como ele é.
Ele mora em Nova Iorque e pela primeira vez na vida vai para uma escola de verdade, entrará na quinta série e vai reafirmar o que o menino sabia a muito tempo: as pessoas podem ser cruéis. Mas calma. O livro não vai ser só tristeza, lágrimas e miséria. Há momentos felizes, bons, momentos que fazem seu coração sair pela boca e momentos que você tem vontade de dar um tapa em si mesmo por ser tão imbecil.
O livro não tem exatamente um clímax. Aquele momento em que tudo falado se encaixa e tem a grande explosão. Não. A história de August Pullman é simples, leve e extraordinária. Os capítulos são narrados alternados, começa com August, mas logo passa para os amigos e familiares. A obra de Palacio é perfeita e o jeito como escreve também é. Cada frase tem um significado novo e abre ainda mais nossos olhos. Você já leu alguma frase que deu vontade de arrancar do livro e colar na parede? Pois é, se fosse possível fazer isso, não existiria mais livro, ele estaria inteirinho nas paredes.
O único problema que tive com o livro foi este: acho que ele é perfeito demais. Tem horas que paramos para pensar “como raios um menino de dez anos pode ser tão inteligente?!”, tudo bem que ele lê O Hobbit e As Crônicas de Nárnia nessa idade mas fala sério, o garoto faz a maioria das pessoas parecer uma porta de tão burra.
Mas tudo bem, Extraordinário é lindo, perfeito, maravilhoso e se você não se convenceu pela resenha, leia mesmo assim. Se você comprar, ler e não gostar, tudo bem, pode me mandar o livro pelo correio que eu aceito mais uma edição. Ah, e tem um hospício aqui perto de casa, te passo o endereço.

VEJA TAMBÉM

Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo "Os Trabalhadores do Mar" é uma obra clássica da literatura mundial, o texto está bem distribuído em capítulos que tem nomes divertidos e sábios, não sendo dobre piratas. Conta a história de Gilliat, uma rapaz perseguido no lugar onde mora, por toda uma população muito crente. Acusado de ser um brux...
The following two tabs change content below.

Natália Demétrio

Extraordinário. Mentirosos. Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Três livros que (em minha nobre opinião) todas as pessoas do universo deveriam ler. Foi o terceiro livro que impulsionou minha paixão pela leitura e continuo até hoje. ^-^

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Literatura Juvenil, R. J. Palacio

Sobre o autor ()

Extraordinário. Mentirosos. Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Três livros que (em minha nobre opinião) todas as pessoas do universo deveriam ler. Foi o terceiro livro que impulsionou minha paixão pela leitura e continuo até hoje. ^-^

Comentários (3)

Trackback URL | Feed RSS para comentários

  1. edson disse:

    Não tem como não gosta do livro extraordinario e muito muito muito bom, ja li umas 3 vezes.

  2. Eduarda Gaisdorf disse:

    Me deixou com muuuita curiosidade para ler este livro, (VOU COMEÇAR LER HOJE MESMO) e tbm sua resenha foi muuuuito útil para elaborar a MINHA resenha no trabalho de leitura escolar. 😉

Deixe um Comentário