Mistério de Natal, de Jostein Gaarder

20 de abril de 2019 | Por | Resposta Mais

Informações técnicas: Livro: Mistério de Natal Autor: Jostein Gaarder Editora: Cia. Das Letras Páginas: 254 Capítulos: 24

“Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar a Belém, onde vão homenagear um recém-nascido. Uma fábula sobre a tolerância, na qual o autor de O Mundo de Sofia traça um roteiro histórico do cristianismo.”

É com essa sinopse que somos abertos a mais um livro do tão famoso Jostein Gaarder. De início já bate um choque. Um autor de filosofia escrevendo sobre o cristianismo? Sim, isso mesmo. Não é como todos pensam, com ele difamando a religião ou algo do gênero. Gaarder cria uma história para exaltar e explicar alguns dos vários pontos que se manifestaram o cristianismo na Europa e partes da Ásia, o que foi bem interessante e bem instrutivo, de um modo bem didático e simples para o entendimento de todos.

A sinopse em si não é nem um pouco informativa e esclarecedora, de modo que tentarei explicar como se passa a história: Um menino chamado Joaquim foi comprar um calendário de Natal, tradição na Noruega, e encontrou um calendário diferente, caseiro, que ao serem abertas cada porta se encontra mais um capítulo de uma história sobre o nascimento de Jesus e uma viagem pelo tempo.

E é nesse meio que somos levados a uma viagem pelo tempo e pelo espaço, fazendo várias paradas pelo tempo e vendo lugares importantes para o cristianismo. Não minto, é uma história chata de se ler e que eu enrolei muito para acabar. Não é uma obra de difícil leitura, só que não tem nenhuma reviravolta e não trás aquela paixão ao leitor, de modo que para alguns, esse livro pode ser mais considerado como um material de tortura do que um bom livro, geralmente causado pelo

Mas Mistério de Natal também merece sua defesa. Assim como O Mundo de Sofia e O Dia do Curinga, existe toda uma engenhosidade nesse livro. Nela, assim como em outras obras de Gaarder, são traçadas duas histórias paralelas: a do protagonista, Joaquim, um garoto que comprou um calendário de Natal como na tradição norueguesa e a da protagonista da história do calendário, Elisabeth, uma garotinha de sete anos que correu atrás de um cordeirinho e acabou entrando para uma peregrinação que ia em direção ao nascimento do Natal. No final do livro as duas histórias se encaixam e nos trazem algo verdadeiramente mágico e digno do Natal.

Eu realmente só recomendo esse livro a aqueles que tem uma mente mais aberta. Sabendo que a Literatura não tem compromisso algum com a liberdade deve-se ter dentro de si a consciência de que o livro é só mais uma obra, para não ocorrerem escândalos e Mistério de Natal não receber uma chance na sua vida. O livro apresenta viagens no tempo e conecta muitas outras culturas a história um si, então eu digo e repito: Leia com a mente aberta, sabendo que esse livro não tem compromisso algum com a realidade.

Pontuação: 3/5

Jostein Gaarder é um escritor norueguês de romances filosóficos e contos. Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo, Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.

O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, que cujo enredo gira em torno de uma menina que,instruída e amparada por um filósofo, descobre que a sua existência nada mais é que o fruto da imaginação de outrem e, para chegar à esta conclusão, ela passa por todas as etapas da filosofia.

Informações técnicas:

Livro: Mistério de Natal

Autor: Jostein Gaarder

Editora: Cia. Das Letras

Páginas: 254

Capítulos: 24

The following two tabs change content below.

Emily Damascena

Em meio ao caos, ao mundo, ao exército de problemas e complexidades essa garota lê. É bem improvável ela não estar lendo ou escrevendo, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Divide o resto de seu tempo com Deus, livros, filmes, séries, cadernos, computador, cama, irmãs, trabalho e não perde uma oportunidade de fazer um belo bolo para a família.

Últimas Postagens de Emily Damascena (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Aventura, Fantasia, Literatura Infantil, Literatura Juvenil

Sobre o autor ()

Em meio ao caos, ao mundo, ao exército de problemas e complexidades essa garota lê. É bem improvável ela não estar lendo ou escrevendo, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Divide o resto de seu tempo com Deus, livros, filmes, séries, cadernos, computador, cama, irmãs, trabalho e não perde uma oportunidade de fazer um belo bolo para a família.

Deixe um Comentário