O Código da Inteligência, de Augusto Cury
Neste livro, o Dr. Augusto Cury descreve de maneira instigante os códigos da inteligência. Esses códigos são capazes de estimular tanto jovens como adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver saúde psíquica e a excelência profissional. O autor também descreve as armadilhas da mente em que facilmente caímos e que podem bloquear a inteligência. Sabemos muito pouco sobre o que é a inteligência, como lapidá-la, expandi-la e irrigá-la. Com a leitura de O código da inteligência, nossos olhos serão abertos para uma abordagem inovadora sobre a inteligência. Alunos, profissionais, pais, professores e médicos ficarão surpresos com esta fascinante obra do Dr. Cury. As cortinas do teatro psíquico se abrirão.
Ao olhar para a capa de “ O código da inteligência” de Augusto Cury, provavelmente você pensaria que é mais um desses livros de autoajuda que tenta encaixar as pessoas em um padrão, um livro cheio de frases no imperativo dizendo “faça isso e seja feliz”. Entretanto, apesar da impressão inicial é um livro surpreendente.
O autor não apenas expõe os códigos da inteligência, mas tem em seus parágrafos uma crítica latente a sociedade capitalista e consumista, que está criando pessoas ansiosas, com síndromes como a do pensamento acelerado (SPA), depressão, vícios e tantos outros problemas que acometem nosso meio social.
Cury argumenta que a sociedade está voltada para a razão, criando indivíduos que são incapazes de ter empatia, amor e muito menos autocontrole. Nas próprias palavras do autor “[…] não apenas a irritabilidade, o egoísmo e a arrogância são frutos ilógicos da emoção, mas também o amor, a compaixão, a solidariedade e o perdão”.
Os oito códigos da inteligência, não servem unicamente para organizar a vida pessoal ou obter sucesso profissional, eles tem por objetivo reeditar as zonas de conflito da mente humana, treinar de modo continuo a reflexão sobre si mesmo, seus próprios valores e emoções.
O que o autor sugere, é ter um aparato ideológico que permita a cada um ser o protagonista de sua própria vida, ser autocritico, ou seja, pensar nas consequências de seus atos, avaliar o âmbito em que o individuo esta inserido e tirar suas próprias conclusões. Assim como ter resiliência aos momentos difíceis. Augusto Cury expõe os arrogantes, que se afirmam com ênfase para esconder sua vulnerabilidade, explora a mente de um suicida e fala como a nossa sociedade está doente e disseminando psicopatia.
O psiquiatra adentra o âmbito escolar, criticando as salas de aula mortas de debates e idéias, explora o fato de que a escola que em tese deveria ser fonte de inspiração e respeito, torna-se um meio de repressão e traumas que se arrastam até a vida adulta. Ele fala sobre o carisma e o modo como lideres tiranos como Hitler e Stalin conseguiram chegar ao poder e dominar tantos outros, promovendo atos terríveis e assustadores.
Neste livro, Cury defende a tese de que inteligência não é apenas um amontoado de informações em nossa mente, que há muito mais e que pessoas completamente racionais estão aptas para conviver com maquinas e não com seres humanos, que são falhos e imperfeitos.
De modo geral, ele reforça que devemos pensar antes de agir, não nos levar por instinto ou o calor do momento, assim como, seguir adiante com comportamentos destrutivos, que ele classificou nas armadilhas da mente, sendo elas: Conformismo, coitadismo, o medo de reconhecer erros e de correr riscos.
Em síntese, o autor diz que quanto mais uma pessoa decifrar esses códigos, mais se humanizará e se afastara da própria noção de deus rígido e autossuficiente.
Últimas Postagens de Hellen (Ver todas as publicações)
- O Lorde Supremo [Trilogia do Mago Negro #3] , de Trudi Canavan - 3 de janeiro de 2017
- A Aprendiz [A trilogia do Mago Negro # 2 ], de Trudi Canavan - 3 de janeiro de 2017
- O clã dos magos [Trilogia do Mago Negro # 1 ] , de Trudi Canavan - 3 de janeiro de 2017
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
gosto muito de ler e manter informada,porem os custos dos livros sao mtos caros,gostaria de participar deste grupo de leitura.
ler nos torna mais inteligentes e informados
Simm, também acredito de mais nisso. A leitura é, provavelmente, a única que abre todas as portas universais que precisamos.
Agradecemos pelo teu comentário!
Olá, Maria! De qual grupo de leitura tu estás falando?
Agradecemos pelo comentário!
Será que o inteligente nasce ou se torna?
Olá, Samuel! Acredito que a resposta deve estar presente neste livro 🙂
Att.