O primo Basílio, de Eça de Queirós

27 de janeiro de 2014 | Por | Resposta Mais

Capa do Livro O primo BasílioÉ um romance que critica os costumes da burguesia de Lisboa.

Conta a história de uma casal: Luisa e Jorge; que vivem sem muitas emoções, nem perspectivas familiares. Jorge tem que viajar a trabalho. Durante a ausência do marido, Luisa tem a visita de Basílio, seu primo  com quem trocou cartas de amor na infância. Seduzida pelo primo Basílio, Luisa fica em adultério.

A criada da casa, Juliana, tinha raiva de Luisa e com uma carta descobre o segredo dos amantes e aproveitando-se faz chantagem, obrigando Luisa a ser tratada como sua empregada sendo desta vez Juliana sua senhora, exigindo muito dinheiro em troca de silêncio. Luisa deixa-se humilhar, mas como não tinha tanto dinheiro, pede para Basílio ajudá-la. Porém, Basílio já entediado da relação e também sem dinheiro, resolve rapidamente voltar para França, deixando Luisa.

Quando Jorge volta, Luisa fica doente pela situação e deixa Jorge preocupado.

Luisa fica desesperada e resolve contar tudo a um amigo de Jorge, Sebastião, que é policial e consegue tirar as cartas de amor de Luisa e Basílio das mãos da empregada Juliana. Esta, assusta-se pela situação, tem ataque cardíaco e falece. Luisa então alegra-se e acredita estar livre dos problemas.

Inesperadamente, Basílio que tinha recebido na França uma carta de Luisa que pedia dinheiro para calar a empregada, decide, depois de muito tempo, respondê-la, prometendo enviar o dinheiro. Porém esta carta é descoberta e lida por Jorge, que exige explicações de Luisa.

Ao ser descoberta, Luisa piora e falece.

Jorge decide mudar de casa, deixando a antiga casa abandonada

Algum tempo depois, Basílio volta para Lisboa e procura Luisa. Vendo a casa abandonada, o primo é informado sobre o falecimento da prima. Basílio, ao contrário do esperado, não demonstra nenhuma comoção pelo acontecido.

VEJA TAMBÉM

O Milagre, de Nicholas Sparks O novo romance de Nicholas Sparks traz a história de Jeremy Marsh, um respeitado jornalista que não consegue emplacar um relacionamento afetivo que o faça feliz. Acostumado a viajar pelo mundo à cata de lendas urbanas, Jeremy parte em direção a uma cidadezinha do sul dos Estados Unidos para investig...
Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares “Jerusalém é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!” - José Saramago ao entregar o Prêmio Saramago ao melhor romance de 2005.
O Chamado do Monstro, de Patrick Ness Uns dos melhores livros de Patrick Ness, que conta a triste e infernal vida de Conor O'Maley, que tem pesadelos terríveis todas as noites, um misterioso sonho que só é revelado no final do livro.
The following two tabs change content below.

Vanessa Godoy

Sou Vanessa Godoy, moro na cidade de São José dos Campos - SP e tenho 24 anos. Amo ler e escrever! Sou formada em Pedagogia, também me formei em Letras/Inglês e sou pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Atualmente trabalho como professora de ensino fundamental em escolas municipais na cidade de Jacareí - SP.

Últimas Postagens de Vanessa Godoy (Ver todas as publicações)

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

Categoria: Drama, Romance

Sobre o autor ()

Sou Vanessa Godoy, moro na cidade de São José dos Campos - SP e tenho 24 anos. Amo ler e escrever! Sou formada em Pedagogia, também me formei em Letras/Inglês e sou pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Atualmente trabalho como professora de ensino fundamental em escolas municipais na cidade de Jacareí - SP.

Deixe um Comentário