O primo Basílio, de Eça de Queirós
É um romance que critica os costumes da burguesia de Lisboa.
Conta a história de uma casal: Luisa e Jorge; que vivem sem muitas emoções, nem perspectivas familiares. Jorge tem que viajar a trabalho. Durante a ausência do marido, Luisa tem a visita de Basílio, seu primo com quem trocou cartas de amor na infância. Seduzida pelo primo Basílio, Luisa fica em adultério.
A criada da casa, Juliana, tinha raiva de Luisa e com uma carta descobre o segredo dos amantes e aproveitando-se faz chantagem, obrigando Luisa a ser tratada como sua empregada sendo desta vez Juliana sua senhora, exigindo muito dinheiro em troca de silêncio. Luisa deixa-se humilhar, mas como não tinha tanto dinheiro, pede para Basílio ajudá-la. Porém, Basílio já entediado da relação e também sem dinheiro, resolve rapidamente voltar para França, deixando Luisa.
Quando Jorge volta, Luisa fica doente pela situação e deixa Jorge preocupado.
Luisa fica desesperada e resolve contar tudo a um amigo de Jorge, Sebastião, que é policial e consegue tirar as cartas de amor de Luisa e Basílio das mãos da empregada Juliana. Esta, assusta-se pela situação, tem ataque cardíaco e falece. Luisa então alegra-se e acredita estar livre dos problemas.
Inesperadamente, Basílio que tinha recebido na França uma carta de Luisa que pedia dinheiro para calar a empregada, decide, depois de muito tempo, respondê-la, prometendo enviar o dinheiro. Porém esta carta é descoberta e lida por Jorge, que exige explicações de Luisa.
Ao ser descoberta, Luisa piora e falece.
Jorge decide mudar de casa, deixando a antiga casa abandonada
Algum tempo depois, Basílio volta para Lisboa e procura Luisa. Vendo a casa abandonada, o primo é informado sobre o falecimento da prima. Basílio, ao contrário do esperado, não demonstra nenhuma comoção pelo acontecido.
Vanessa Godoy
Últimas Postagens de Vanessa Godoy (Ver todas as publicações)
- O primo Basílio, de Eça de Queirós - 27 de janeiro de 2014
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.