Operação Dragão Amarelo, de Julian Press
Autor – e também ilustrador: Julian Press
Editora: Cia. Das Letras
Capítulos: Oito contos subdivididos entre três até catorze partes.
Páginas: 130
Série: Operação Dragão Amarelo (Não achei o título original, então suponho que seja esse)
Sinopse:
Além de adorar Alcaçuz, Lars, Leo, Felipe, Tino, Carolina e a cacatua Coco têm outra coisa em comum: um sexto sentido para desvendar acontecimentos que exigem a perspicácia de um detetive.
Em sessenta ilustrações cheias de detalhes você vai encontrar pistas importantes para resolver oito casos policiais.
Leia com muita atenção e desvende os enigmas com a Turma do Alcaçuz.
O que eu achei do livro:
Muitos livros infantis são chatos, decepcionantes e explicam o porquê de muitas crianças odiarem a leitura e há aquelas pérolas do fundo do mar que as crianças leem e amam. Este livro é com certeza é a segunda opção. Gosto do desenrolar simples dos fatos e seus mistérios e, sendo essa temática algo relativamente raro no universo dos livros infantis tive minha atenção momentaneamente arrancada dos meus grandes autores de Best-Sellers e voltei ao meu universo infantil.
Uma das coisas que mais gosto nesse livro é no início que apresenta todos s personagens, facilitando a compreensão quando se resolvem os mistérios e você não fica boiando com o passar das páginas. Mas esse livro tem um pecado muito grande; não tem como você se lembrar do nome dos personagens (Tanto que nesse exato momento estou brindo o livro e redescobrindo o nome dos personagens). Várias vezes tive que parar para tentar me lembrar dos personagens e suas relações na historia. Se for ler esse livro esqueça a leitura rápida, pois cada página deve ser lida com paciência para uma compreensão de sucesso.
Uma das coisas que mais gostei nesse livro foram as ilustrações, que são bem infantis e só mesmo tempo bem aconchegantes como se fossemos crianças novamente. O livro tem o proposito de desafiar as pessoas a procurar nas ilustrações as respostas das perguntas presentes no canto da página, mesmo sendo possível não ter que procurar e só pular para a página seguinte que fala a resposta da página anterior – Também tem como marcar quantas você acertou no canto das páginas e contar no final seus acertos, mas não fiz no meu porque não sou a dona do exemplar que eu utilizei. É a vida. Mesmo com algumas bastante desafiadoras e outras um pouco óbvias.
Mesmo que a criança não goste de ler ela vai acabar lendo pela curiosidade. Eu li só pra saber o que iria acontecer nas outras páginas e tentar desvendar as imagens. Pode ser um livro bem infantil, mas muitas imagens desafiam a nossa capacidade de encontrar as respostas e deixando muitas dúvidas que só seriam sanadas com o passar para a página seguinte.
Mas eu de tanto falar nas imagens não seria justo não mencionar o criador de cada uma, o que é um fato curioso do ILUSTRADOR SER O AUTOR! Julian Press fez um trabalho incrível em cada imagem e fez questão de me confundir em alguns fatos, mas como o livro é bem explicado não precisa temer.
Opinião final: Ler esse livro aborda paciência para compreender corretamente cada cena, mas não é cansativo nem desinteressante. Mas também não é algo complexo, afinal é um livro para crianças, embora merece ao mesmo tempo ser lido por todas as idades.
Pontuação: 3,8 de 5
Julian Press nasceu em 1960 e estudou desenho gráfico e ilustração em Hamburgo. Atuou como voluntário numa editora de livros juvenis, trabalhou numa agência de publicidade e desde então faz ilustrações para diversas revistas juvenis. Já bem cedo, começou a escrever e a desenhar para crianças, coisa que faz até hoje. Passou uma temporada em Bruxelas, mas atualmente vive em Hamburgo.
Emily Damascena
Últimas Postagens de Emily Damascena (Ver todas as publicações)
- O Diário de Anne Frank, de Anne Frank - 8 de dezembro de 2019
- A Janela de Euclides, de Leonard Mlodnow - 14 de outubro de 2019
- Crees [Crônicas Lunares #3], de Marissa Meyer - 17 de agosto de 2019
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: +Autor, Acadêmico, Aventura, Contos, Literatura Infantil, Uncategorized