Para poder viver, de Yeonmi Park
Para poder viver é o livro memória de Yeonmi Park, uma norte-coreana que escapou de uma das maiores ditaduras sanguinária do planeta.Ela narra sua infância e conta em detalhes como é viver na pátria mais sombria de todas, e em seguida, todos os seus esforço para aos 13 anos, por meio do submundo chinês de traficantes e contrabandistas escapar da fome e repressão. Fala de todas as provações e difíceis decisões para sobreviver cladestinamente na China e finalmente da bem sucedida fuga para a Coréia do Sul,onde ela pôde finalmente descobrir o que significa ser livre. Aos 24 anos Yeonmi se tornou uma ativista pelos direitos humanos e acumulou experiência suficiente para encantar todas as gerações de leitores neste livro memorável.
O livro começa narrando os bons tempos na Coréia do Norte e como se tornou tão difícil viver por lá. Nos deparamos com uma Yeonmi totalmente inocente, que acredita que seu grande líder tem super poderes, pondendo até mesmo ler mentes e controlar o clima, não é apenas as crianças que tem essas crenças na Coréia do Norte , o livro narra que a falta de contato com o mundo de fora, faz com eles acreditem em absoluto, em tudo que é falado pelo sistema de informação norte-coreano. No entanto, a família de Yeonmi passa por tantas dificuldades que ela percebe que não é possível um futuro alí. Com a fuga da irmã mais velha para a China, Yeonmi decide fugir também, mas porque ela não tem condições de fazer isso sozinha ela leva a mãe consigo, deixando o pai para trás. Quando finalmente chega na China, ela acaba descobrindo conceitos que nunca nem mesmo tinha sabido que existiam, coisas como liberdade, e escolha. Porém as coisas não são favoráveis e ela acaba sendo separada da mãe, além de não encontrar a irmã. Sozinha em um país estrangeiro e vivendo clandestinamente, Yeonmi arranja forças de dentro de sí mesma para levantar todas as manhãs e tentar sobreviver.
Esse livro é de uma leitura muito difícil, porque o tempo todo o leitor se depara com situações tão contrárias ao nosso cotidiano que é difícil até mesmo acreditar que elas existam. Acreditar que milhões de pessoas obedecem e cultuam um homem como um Deus, que isso faz com que eles se sintam honrados, que milhões de pessoas não conhecem o conceito de religião, de liberdade, que não sabem o que é um shopping nem mesmo um supermercado é bastante triste. É uma leitura que nos agrega conhecimento, impacta, revolta e comove.
No filme do livro tem algumas fotografias em preto e branco que fazem parte do álbum de família de Yeonmi e que nos permitem visualizar algumas das pessoas que aparecem durante a narrativa.
Emanuela de Oliveira
Últimas Postagens de Emanuela de Oliveira (Ver todas as publicações)
- Uma História Meio que Engraçada, de Ned Vizzini - 18 de outubro de 2016
- Garoto 21, de Matthew Quick - 31 de agosto de 2016
- Ligações, de Rainbow Rowell - 31 de agosto de 2016
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: +Autor, Biografia, Yeonmi Park