Paris For One, de Jojo Moyes
Jojo Moyes nasceu em 1969, na Inglaterra. E, nos últimos tempos, o nome dessa britânica tem estado em alta não só nos círculos literários, mas também no mundo do cinema. Isso se deve ao enorme sucesso obtido pela obra “Como eu Era Antes de Você”, a qual acabou recendo uma adaptação cinematográfica, conquistando milhares de fãs que se emocionaram diante das telonas. Mas a capacidade de criar histórias envolventes perpassa em muito os dois livros relacionados à adaptação cinematográfica, sendo “Paris For One” mais uma prova de sua capacidade criativa.
O livro ganhou sua primeira publicação em 2015, e segundo o que encontrei pela internet, por enquanto só possui edições em inglês e uma tradução não oficial em Espanhol. Ainda assim, aos conhecedores de algum desses idiomas, a leitura vale a pena, já que toda a história tem apenas 60 páginas, além de apresentar um ritmo tranquilo, estilo “água com açúcar”, mas sem deixar de envolver o leitor com a protagonista. E falando na personagem peincipal, vamos a ela…
Nell é uma jovem de 26 anos, moradora de um subúrbio inglês, que é vista por todos como extremamente organizada, tímida, ansiosa, e nada impulsiva. Ela se relaciona com Pete, visto com maus olhos pelas amigas de Nell. Em certa ocasião, o rapaz descobre que a namorada nunca havia visitado Paris, e menciona a possibilidade de ambos irem à capital francesa. Ela se contagia com a ideia, compra passagens e reserva um hotel, surpreendendo Pete. Tudo parecia encantador, mesmo que Nell estivesse lutando contra sua insegurança pela viagem ao exterior.
No entanto, todas as perspectivas de um final de semana romântico na Cidade Luz caem por terra quando o momento do embarque chega, mas o namorado da jovem não conparece à estação. A partir de então, sua ansiedade se multiplica, e ela se vê sozinha em uma capital estrangeira, cujo idioma ela não domina, tendo que depender somente dela própria para conseguir transporte e comida. É também com essa situação que o leitor começa a desenvolver empatia por essa senhorita tão inocente e tímida, torcendo para que ela sobreviva a esse final de semana, e, no mínimo, dê um belo chute em Pete, capaz de abandoná-la na última hora.
Enquanto ela tenta se manter calma e retornar à Inglaterra assim que possível, o pensamento de estar em Paris e ter centenas de atrações à espreita lhe passa pela cabeça, mas a dúvida entre voltar à zona de conforto ou enfrentar uma aventura permanece. É necessário que um quase escritor solteiro e desiludido com o amor surja para que ela se desacorrente e não deixe a capital francesa sem conhecer seus melhores símbolos.
Minhas Impressões Sobre a Obra:
Conforme disse anteriormente, “Paris For One” é uma espécie de conto água com açúcar, onde o ponto que merece mais destaque é a relação de empatia nutrida pela protagonista. É impossível terminar a leitura sem torcer para que ela finalmente mostre a seus conhecidos que não precisa de um namorado enganador para sobreviver em terras estrangeiras – embora Nell tenha me deixado nervosa/enraivecida em muitos momentos, quando parecia confirmar o estereótipo de “garota insegura e dependente”. É uma obra simples, que cativa através das descrições aprofundadas dos dilemas psicológicos dos personagens e de seus anseios amorosos, além de deixar uma pontinha de vontade de visitar Paris assim que a última página é virada.
Escrito por Rafaela Zimkovicz.
Rafaela Zimkovicz
Últimas Postagens de Rafaela Zimkovicz (Ver todas as publicações)
- “Big Magic: Creative Living Beyond Fear”, de Elizabeth Gilbert - 21 de abril de 2017
- Paris For One, de Jojo Moyes - 19 de fevereiro de 2017
- A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath - 5 de fevereiro de 2017
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: +Autor, Chick Lit, Romance Clichê