Perdão, Leonard Peacock; de Matthew Quick
Se Matthew Quick já mostrou que sabe escrever sobre o lado bom da vida, em “Perdão, Leonard Peacock” ele demonstrou que é mestre em escrever também sobre o seu lado mau.
Leonard é um garoto de dezessete anos que vive sozinho desde que sua mãe Linda, se mudou para Nova Iorque afim de se dedicar a carreira de estilista. Léo conta apenas com o professor Herr Silverman, seu vizinho Walt com quem assiste filmes, e Lauren a garota cristã que quer fazê-lo aceitar Jesus como seu salvador.
Léo tem o hábito de se “fantasiar” de adulto e se infiltrar nesse “mundo cinza” para descobrir se vale a pena ou não tornar-se um deles, ficando sempre muito decepcionado com o que vê, ele chega a conclusão de que a vida só vai piorando com o tempo. Herr Silverman o professor, é quem vai tentar fazê-lo enxergar que a vida não precisa ser só dor.
No seu aniversário de dezoito anos, o qual ninguém, nem mesmo a própria mãe lembra, Léo decide cometer um homicídio/suicídio. Ela planeja todo o dia do seu aniversário e no fim do dia matar seu ex-melhor amigo Asher e cometer suicídio. Corta o cabelo, vai a escola, distribui presentes para seus quatro amigos, e se despede sutilmente de todos. Tudo está pronto, e a vida caminha para o fim que deve ter.
Amei a narrativa, porque Matthew sabe manter o tom adequado para todos os momentos. O Léo é sim, muito deprimido, mas a narrativa não nos faz vê-lo como um coitadinho. Gosto da imagem forte que o personagem passa, mesmo quando ele pensa estar sendo fraco. E a idéia das cartas do futuro também fizeram toda a diferença no enredo.O livro levanta muitas questões reflexivas e aborda também o tema do holocausto.
Em alguns momentos durante a leitura, parei pra pensar se por acaso, eu era mais uma daquelas pessoas que pegam o metrô pela manhã para ir trabalhar como quem está indo para um campo de concentração, e na volta pra casa, mantém a mesma expressão. Como se não existisse um lugar no mundo que me fizesse feliz.
Um livro realmente maravilhoso!
Nota: 5/5
Emanuela de Oliveira
Últimas Postagens de Emanuela de Oliveira (Ver todas as publicações)
- Uma História Meio que Engraçada, de Ned Vizzini - 18 de outubro de 2016
- Garoto 21, de Matthew Quick - 31 de agosto de 2016
- Ligações, de Rainbow Rowell - 31 de agosto de 2016
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Matthew Quick