Quem é você, Alasca?, de John Green
5-5
O livro se chama Quem é você, Alasca? E o autor é o John Green, autor de A culpa é das Estrelas, Cidades de Papel, entre outros…
O livro é dividido em duas partes: Antes e Depois, e os capítulos são contagens regressivas de dias, que começa com “Centro e trinte e seis dias antes” e vai até “Um dia antes”. Desde o inicio você sabe que alguma coisa importante vai acontecer, e você fica muito apreensivo desde o começo pensando em o que será. Minha dica para você é não pular as páginas e ir direto para o Depois, vai estragar toda leitura.
O livro fala sobre um adolescente chamado Miles Walter que vai estudar em um internato a procura de “Um grande Talvez” como ele chama, Miles é o tipo de garoto sem amigos e sem vida, que tem como passatempo, decorar as últimas palavras de pessoas mortas. A ideia dele é entrar em uma vida onde ele possa ter amigos, e ser Alguém.
Lá no internato ele conhece Chip, ou melhor Coronel, um garoto que decora as cidades de todos os países do mundo, Coronel é colega de quarto de Miles –que é apelidado Del Gordo, por ser magro! –logo eles se tornam amigos. Coronel apresenta Miles a Alasca, uma garota linda, divertida, e muito, muito misteriosa. Logo de cara ele se apaixona por ela. O único problema é que Alasca é a garota mais complicada do mundo para ele, ela tem um namorado, e um passado triste que a faz não querer amar as pessoas, além dos problemas com bebida e cigarros.
Eu achei a história muito bem escrita como sempre, os personagens são incríveis por que você consegue se identificar com eles, eles são como os seus amigos. A Lara, o Coronel, o Takumi, a Alasca… os jogadores de basquete idiotas, as patricinhas. Os Guerreiros de segunda a sexta –que são o pessoal riquinho, e odiado pelo Coronel.
Eu chorei tanto lendo esse livro que não me sobrou lagrimas para chorar mais! Tudo nesse livro é envolvente, as brincadeiras, os dramas, as bebedeiras, e tudo em 181 páginas. Mesmo sendo romance, não é aquela coisa pegajosa –até por que o romance só existe na cabeça do Miles – tem coisas muito interessantes. Ele fala de coisas do dia dia adolescente como: Professores chatos e arrogantes, amores não correspondidos, rixas escolares, comida gordurosa, estudar com calor de 40 graus, primeira namorada, vícios, tristezas, videogames, perdas, etc… E como Alasca é uma feminista, conhecemos também o universo das mulheres.
O livro direciona mais para o público adolescente, entre 12 até 20 anos, mas isso não significa que adultos não irão gostar. Se você tiver por exemplo 60 anos, você deve ler o livro de qualquer jeito, é sempre bom entrar no universo dos jovens e conhecer suas crises existenciais e dilemas pessoais. Acho interessante levar esses livros para as escola, fazer trabalhos sobre Preconceito, Machismo, etc… super apoio.
O autor norte-americano John Green escreveu muitos sucessos como: A culpa é das estrelas, O teorema Katherine, Will e Will, Cidades de Papel e Deixe a Neve cair. Green é um dos autores mais adorados da década pelo público jovem e recebe muitas críticas positivas, recebeu diversos prêmios e mora atualmente em Indianápolis, em Indiana com a mulher e os filhos.
Últimas Postagens de Luiza (Ver todas as publicações)
- Não conte a ninguém, de Harlan Coben - 19 de janeiro de 2016
- Crepúsculo [Crepúsculo #1], de Stephenie Meyer - 5 de dezembro de 2015
- Sussurro [Hush, Hush #1], de Becca Fitzpatrick - 2 de dezembro de 2015
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Drama, John Green, Literatura Juvenil, Romance