Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling
Lista de resenhas do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Resenha #1
O livro nos trás a historia de Harry Potter, menino que quando tinha apenas um ano teve seus pais assassinados pelo Lord Voldemort e se não bastasse matar seus pais ele ainda tentou mata-lo também, mas por algum motivo desconhecido não conseguiu deixando apenas uma cicatriz em forma de raio na testa de Harry onde o feitiço foi lançado. Depois desse incidente Voldemort nunca mais foi visto, alguns bruxos acharam que ele morreu e outros que ele só perdeu seus poderes e esta esperando o melhor momento para voltar.
Resenha #2
Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro da série Harry Potter e da escritora britânica J.K. (Joanne Kathleen) Rowling, foi inicialmente rejeitado por diversas editoras até ser finalmente lançado em 1997 pela Bloomsbury, na Grã-Bretanha, e chegar aos brasileiros em 2000, pela Rocco.
É uma verdadeira obra de arte, para ser lido não apenas por crianças, mas por todo o tipo de pessoas, de todas as idades. A história fala de amor, amizade, coragem e perda, e também nos mostra que a magia é real: só depende de nós.
O livro, que se tornou uma febre mundial, conta a história do pequeno Harry Potter, que é apenas um bebê quando seus pais morrem, e é deixado na porta da casa dos Dursley: seus detestáveis tios, Petúnia e Valter, e o primo, Duda.
Reprimido de toda a forma pelos tios, primo, colegas e por toda a vizinhança, Harry se sente (e é tratado como) um intruso em sua própria casa. Os tios se gabam se serem perfeitamente normais, obrigado, e detestam qualquer coisinha que possa parecer incomum. Os Dursley nunca falam dos pais de Harry quando podem evitar, e qualquer coisa que saia fora de controle é culpa do garoto, mesmo que ele não esteja por perto. Mas a vida de Harry começa a mudar quando ele recebe uma carta e tio Válter o impede de lê-la. Como Harry continua a receber cartas idênticas à primeira, sem parar, eles começam a fugir da cidade: se hospedam em alguns lugares no meio da estrada, mas as cartas sempre os encontram. Quando começam a pensar que estão a salvo (em um casebre abandonado, numa ilha no meio do mar), à meia-noite, no aniversário de Harry, o gigante Rúbeo Hagrid invade a cabana e conta a verdade: Harry Potter é um bruxo, e tem uma vaga na escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
A vida de Harry muda completamente: logo sai para comprar caldeirões, varinhas, vestes e livros, e fica conhecendo um pouquinho do mundo onde vai viver, quando visita o Beco Diagonal. Lá ganha sua primeira coruja e fica sabendo que, quando tinha um ano de idade, derrotou o pior bruxo que já existiu, o Lorde das Trevas, Voldemort. Também descobre que todos por lá já o conhecem e o adoram: afinal, ele é o garoto que sobreviveu! Mas nada se compara a quando vai para Hogwarts. Lá fica amigo de Rony Weasley, Hermione Granger e tantos outros, e se descobre envolvido em um mundo de magia que, até então, só existia em seus maiores sonhos. Entre vassouras voadoras, quadros que se movem e falam, escadas que trocam de lugar e peças de xadrez que se movem sozinhas, Harry vai perceber que ali, sim, é sua verdadeira casa.
Resenha escrita por Ana Paula
Idade: 16 anos
Você pode ver todos os meus posts aqui
Resenha #3
O primeiro livro da saga narra a história de um garoto, Harry Potter, que se descobre bruxo ao receber uma carta de aceitação na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Criado com os tios, ele sempre acreditou na história contada por eles de que seus pais haviam sido mortos em um acidente de carro, descobrindo aos onze anos de idade que na verdade eles eram bruxos que foram mortos por um bruxo das trevas. A partir desse momento ele embarca numa grande aventura com seus dois amigos, Ronald e Hermione, nessa escola para aprender mais sobre seu passado e sua nova vida, no decorrer enfrenta diversas situações de risco para provar sua coragem e bravura, lutando contra fortes inimigos pela vida de seus amigos e por sua própria vida.
J. K. Rowling trabalha bem em seu livro de cento e cinquenta e cinco páginas divididas em dezessete capítulos para contar o que seria apenas o início dessa história em um dos sete livros da saga focada em um garoto bruxo e seu passado que sempre o persegue. Harry, por ter vivido toda a sua vida sem se conhecer de verdade, torna-se um garoto curioso sempre em busca de respostas que lhe são ocultas. E em seu primeiro ano de escola ele vive diversas aventuras mágicas, e, por sua curiosidade de querer saber mais sobre si, acaba se envolvendo sempre em várias confusões e problemas.
Apesar de ser um livro com poucas páginas, vejo que ele pode captar bem a atenção do leitor e, as vezes, fazer com que nos sintamos dentro de suas grandes aventuras, de suas lutas e seus mistérios. Também é um livro de fácil compreensão devido a sua escrita descomplicada e seus muitos detalhes sobre pessoas, locais ou coisas as quais o livro se refere. É uma boa leitura de fim de semana, viagens ou até mesmo durante um intervalo no trabalho apenas para se distrair, porém, por ser parte de uma saga, e principalmente como o primeiro livro da saga, sua história não é completamente clara e, para ser entendida, todos os livros devem ser lidos, com um ponto positivo por ser um conto divertido e encantador.
Este é um livro de fantasia, ficção, aventura e até romance para ser lido por pessoas de qualquer idade que se interessem ou não por contos do tipo, escrito pela britânica Joanne Rowling, mais conhecida como J. K. Rowling, que se tornou conhecida após escrever esse livro e então tornando-se cada vez mais admirada, é a autora dos sete livros da famosa saga Harry Potter. Esses livros se tornaram um sucesso mundial deixando fãs apaixonados em todo o mundo.
Resenha escrita por Debora Samella
Idade: 20 anos
Você pode ver todos os meus posts aqui
ResenhasDeLivros.com
Últimas Postagens de ResenhasDeLivros.com (Ver todas as publicações)
- O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs - 26 de setembro de 2016
- A arte de correr na chuva, de Garth Stein. - 23 de julho de 2016
- Depois de você [Como eu era antes de você #2], de Jojo Moyes - 20 de julho de 2016
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Adolescente, Aventura, Ficção Científica, J.K Rowling, Literatura Fantástica