Um amigo no escuro, de Marcia Kupstas
“Luciana tem treze anos e está entediada. Um blecaute deixou toda a cidade em que mora sem luz durante muitas horas. Chateada com os pais, que vivem irritados e brigando, ela se tranca no quarto e decide tentar a sorte num jogo de roleta-russa ao telefone. Ao discar números aleatoriamente, Miguel atende à sua ligação. E uma amizade improvável, entre pessoas muito diferentes, nasce a partir de uma conversa despretensiosa. Miguel tem vinte e oito anos, quase o dobro da idade de Luciana, e mais vivência do que a garota que está entrando na adolescência. A troca de confidências entre pessoas desconhecidas acaba revelando as inseguranças e os desejos dos personagens que estão enfrentando momentos de afirmação e transformação. E algumas revelações importantes vão surpreender quem está do outro lado da linha.”
Esse livro maravilhoso foi mandado para nós pela Editora Ática e conta a história de Luciana e Miguel. Ela era uma garota que acabou de entrar na adolescência e durante um blecaute total em São Paulo decide fazer uma roleta-russa e ligar para alguém com seu telefone fixo para conversar com essa pessoa. Ele, um cara de vinte e oito anos que estava sem nada para fazer durante aquela noite e acaba sendo a pessoa que recebe a ligação de Luciana. Os dois têm segredos e alguns traumas do passado, mas durante essa noite escura um pode ser o confidente do outro.
Os personagens desse livro são muito interessantes e o modo como eles acabam encontrando um amigo(a) no(a) outro(a) por causa de uma ligação telefônica é muito intrigante. Cada um tem sua própria bagagem e vivência, mas durante aquelas horinhas é como se rostos, idades e maturidades não existissem; eram apenas Luciana e Miguel, os dois amigos improváveis.
A capa desse livro é simplesmente incrível e eu a amei, além de que as ilustrações que existem durante a história são fofas demais. O ponto forte do livro é que a Luciana realmente fez a roleta-russa apenas para passar o tempo e no final acabou encontrando muito mais. O livro é bem curto, mas eu garanto que a história não é nada previsível. Quando eu li a sinopse pela primeira vez achei que era um livro meio estranho, pois uma menina ligou para uma pessoa e quem atendeu foi um cara que tem o dobro da idade dela, mas não tem nada disso galera. A autora conseguiu mostrar muito bem qual era a prioridade dela nessa história e criou um conto fantástico. O final é surpreendente e eu fiquei me perguntando como é que eu não tinha percebido essa parte desde o começo.
Esse livro fez-me refletir sobre o quer realmente é a amizade e eu reparei que nós podemos encontrar amigos nas situações mais improváveis. A diagramação da história é totalmente feita nos diálogos da ligação telefônica da Luciana para o Miguel e a narração é de narrador em 3ª pessoa. Mesmo o livro sendo pequeno, eu o amei e resumindo em pequenas palavras ele é sutilmente tocante. Recomendo para todas as pessoas que gostam de um misteriozinho e de personagens marcantes. Nota: 5/5.
Comentem o que acharam do livro e da resenha. Kisses sweethearts.
P.S.: Talvez sairá uma entrevista com a autora Marcia Kupstas aqui no blog 🙂 🙂
http://www.aticascipione.com.br/produto/um-amigo-no-escuro-1890
Luana Lira
Últimas Postagens de Luana Lira (Ver todas as publicações)
- Idalina, de Miquéias Maia - 25 de julho de 2018
- Contos fantásticos do folclore brasileiro, de Junior Salvador - 25 de julho de 2018
- A menina que vendia flores, de Mércio Rossi - 25 de julho de 2018
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: Editora Ática, Literatura Juvenil, Literatura Nacional, Marcia Kupstas
Olá, tudo bem?
Adorei a sua resenha, tenho um certo fraco por livros desse gênero, dica anotada!
A capa é muito amor, e me lembra muito os livros que li na minha infância.
Um beijo.
Olá Rayanni! Realmente, o livro é muito fofo e a capa é linda.
Agradeço pelo comentário!
Att.
Oi, Luana!
Confesso que livros com ilustrações costumam ficar marcados na minha memória, então me agrada.
Não conhecia o livro, mas tendo um viés psicológico, já entrou na minha wishlist. O CVV, Centro de Valorização da Vida, realmente trabalha com a premissa de que um telefonema pode mudar o rumo de uma pessoa .
Beijos!
Gatita&Cia.
Olá Tatiana! Se você gosta de ilustrações, tenho certeza que vai gostar do livro. Acho que a ligação telefônica foi, realmente, o que trouxe um pouco de alegria para a vida do Miguel e isso é bem retratado no livro e no nosso mundo.
Agradeço pelo comentário!
Att.
Adorei a resenha! Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas fiquei super curiosa pra ler!
Adoro história com esses encontros ao acaso!
Olá Thaís! Agradeço por ter comentado.
Um ponto bem interessante do livro foi o encontro bem aleatório deles, então tenho certeza que você vai adorar!
Att.
Embora o livro não seja o meu género de leitura, fiquei meia que curiosa em grande parte graças à sua ótima resenha!
Mas como falou ali em mistério e assim, acho que até vou procurar por ele 😉
Beijos e parabéns pelo blog!
Pseudo Psicologia Barata
Olá Bea! Fico feliz que tenha gostado da resenha e tenho certeza que você vai amar o livro, mesmo ele sendo mais voltado para o público infanto-juvenil.
Att.