Um dia, de David Nicholls
Esse livro conta o conturbado romance entre Emma Morley e Dexter Mayhew, o casal que se conheceu na faculdade, mas somente na noite de formatura ficaram mais próximos. No inicio acharam que seria so uma noite, mas a conversa foi fluindo e deixando um gostinho de quero mais.
O tempo passou e eles continuaram amigos, ele era apresentador de Tv e ela trabalhava num restaurante de comida mexicana, sempre escreviam um para o outro, mas boa parte das cartas e poemas não eram enviados por motivos de embriaguez ou parceiros românticos. No fundo os dois sempre gostaram um do outro, mas nunca admitiram.
Emma tímida e inteligente, com sonhos e convicções na vida. Dexter agitado e mulherengo, com um ego elevado e normalmente embriagado . Características completamente diferentes, mas uma amizade eterna.
Achei a história bem cativante e é fácil de se prender os capítulos se passam sempre nos dias 15 julho durante vinte anos. Esse é um dos mistérios do livro que me deixou presa na história, no final do livro conseguimos descobrir o porque da data. Os dias passam e da vontade de saber o que aconteceu no dia seguinte, mas quando você vira a página já passou um ano. No início dos capítulos fica complicado de entender, porque passou muito tempo desde o outro capítulo, então namoradas, amigos e viagens aconteceram nesse meio tempo, mas você não sabe.
Alem de ter um final surpreendente, também é incrível pois é uma história bem realista e poderia acontecer com qualquer um, diferente de outros romances, fala muito sobre a vida e como as nossas escolhas influenciam no nosso futuro. Poder acompanhar todas esses escolhas e consequências durante vinte anos é mágico, e nos faz refletir várias vezes coisas como “e se eu tivesse feito isso”, “e se não tivesse feito aquilo.”
Conseguimos ver o tempo passar e as coisas mudando, tecnologias e costumes. A rebeldia e os cigarros dos anos 80, as novidades dos anos 90 como playstation e os notebooks, então a chegada dos celulares nos anos 2000. David Nicholls conseguiu se expressar muito bem sobre o tempo, da pra reconhecer as épocas que se passam os capítulos sem ler as datas, todos os detalhes do dia a dia da história nos proporcionam isso.
A escrita é bem fácil e li rapidinho, essa história agrada a todos pois é fácil se identificar com personagens. Também vale a pena ver o filme depois de ler. Dou 4 estrelas pra esse livro.
Nati Behn
Últimas Postagens de Nati Behn (Ver todas as publicações)
- Boa Noite, de Pam Goçalves - 5 de novembro de 2017
- Buracos Negros, de Stephen Hawking - 30 de maio de 2017
- A Grana, de Cyinthia D’Aprix Sweeney - 22 de fevereiro de 2017
Quer receber nossas atualizações por e-mail?
Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.
Categoria: David Nicholls, Romance Americano